Recópia? Veja sete motivos que fazem o telespectador zoar a Record
13/07/2015 às 12h28
Não é novidade para ninguém que a Record é acusada de copiar as concorrentes em vários aspectos e ganhou um apelido “carinhoso” dos telespectadores há alguns anos que a chamam de “recópia”. O fato é que esse apelido tem um fundo de verdade, uma vez que as “inspirações” já aconteceram várias vezes. O TV Foco listou 7 ocasiões que a emissora dos bispos reforçou ainda mais esse título nem um pouco agradável para uma emissora de televisão, confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Feriadão”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há alguns anos o SBT criou uma estratégia diferente para atingir bons números nos feriados, dia em que o número de televisores ligados costumam ser menores. O canal de Silvio resolveu exibir filmes nesses dias, em vários horários e a audiência correspondeu. Vendo os bons resultados a emissora da Barra Funda copiou a mesma estratégia e exibe também filmes, o único problema é que a Record não possui um acervo muito grande e acaba repetindo os títulos com frequência.
“Ídolos”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2006 o SBT trouxe um programa musical conhecido no mundo inteiro, o “Ídolos”. Após duas temporadas bem sucedidas a Record se interessou na atração e pensou em exibir seu próprio programa musical. Mesmo com vários formatos em todo o mundo a emissora quis justamente o que pertencia a emissora de Silvio e fechou contrato com a empresa responsável. Na Record “Ídolos” teve várias temporadas inclusive versões infantis e saiu do ar por causa do desgaste.
Contrato com a Televisa
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Roberto Cabrini e equipe fazem história em 2024 na Record e são PREMIADOS 3 vezes
● Rombo multimilionário: Falso filho de Gugu é obrigado a abrir mão e devolver mansão de R$7M do apresentador
● Andressa Urach cospe na cara de famosa, leva surra em pancadaria e surge em foto com rosto ensanguentado
Se a Record é conhecida por copiar as concorrentes o SBT é “acusada” de ser praticamente uma sede da Televisa no Brasil, devido a enorme quantidade de conteúdo mexicano exibido pela emissora, pode-se afirmar que o canal é responsável por nos mostrar quase tudo que conhecemos sobre o México. Em 2009 a emissora dos bispos fechou contrato com a rede mexicana para a realização de remakes, a parceria não foi muito longe e só foram produzidas 2 novelas fruto da união que terminou precocemente. Vale lembrar que hoje o SBT possui o direito de produzir remakes e tem alcançado mais sucesso que a concorrente.
Remakes de histórias já conhecidas
A parceria citada acima permitia a Record escolher várias histórias para levar de forma repaginada ao telespectador, inclusive tramas novas que fizeram sucesso, mas eles preferiram olhar para o passado do SBT e não ousaram, escolheram novelas mexicanas que obtiveram êxito aqui no Brasil, que foi o caso de “Bela, a feia” e “Rebelde”.
Crianças em novela
Com “Carrossel” no auge e “Rebelde” amargando péssima audiência a Record decidiu de uma hora para outra colocar uma série de crianças na novela teen, o feito não faz parte da história mexicana, e não haveria problema nenhum em colocar os pequenos para atuar, exceto pela atitude de copiar o sucesso da concorrente, que não se repetiu no RecNov.
Reprise de novelas
Embora os casos citados acima se refiram ao SBT, a atitude de reprisar novelas é muito comum, inclusive na Globo. A Record já tentou essa estratégia anteriormente, mas sem sucesso. O canal sempre se orgulhou por transmitir produtos ao vivo, mas devido ao fracasso do “Programa da Tarde” em breve o período da tarde irá ganhar a reprise de duas novas novelas. Atitude igual a usada pelo SBT e a Globo, não parece ser uma mera coincidência.
Nome dos programas
Se existe uma coisa que a Record não pode se gabar é quanto a criatividade do nome de suas atrações. A maioria costuma ter o nome derivado de produtos globais e ficam nítidos não só pela nomenclatura, mas também pelo conteúdo. É o caso do “Esporte Fantástico” (“Fantástico” + “Esporte Espetacular”), “Domingo Espetacular” inspirado e exibido no mesmo dia e horário do “Fantástico”, Vale a Pena Ver de Direito” é derivado do Vale a Ver de Novo”, “Jornal da Record” que era exibido no mesmo horário e tinha o mesmo formato do “Jornal Nacional”, “Repórter Record” ( “Globo Repórter’), e em breve estreará o “Record Rural” inspirado no “Globo Rural”.