Relatório do BC mostrou que, ao contrário dos períodos anteriores, esse tipo de investimento vem se tornando cada vez menos interessante, principalmente entre os mais jovens
Este mês, o Banco Central divulgou que as aplicações na poupança caíram em julho. O anúncio foi repercutido pelo R7, da Record, que apontou algumas mudanças que vêm surgindo entre as principais instituições, como Caixa, Itaú, entre diversas outras.
De acordo com a publicação, os saques superaram as aplicações em R$ 908,6 milhões. Com isso, a autarquia líder passou a estudar os movimentos dos novos investimentos, que estão crescendo cada vez mais entre os brasileiros, dando destaque às pessoas mais novas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2024, uma pesquisa da Anbima revelou que 8 em cada 10 brasileiros têm uma conta poupança aberta no país. Por causa da facilidade, há longos anos, a modalidade segue como a principal forma de gerar capital para a população comum. Mas, isso parece estar mudando.
Segundo o atual economista do Banco Central, Gabriel Galípolo, os mais jovens têm preferido outros meios para aplicar o próprio dinheiro, como criptomoedas e bets de apostas esportivas. Agora, o BC tem tentado encontrar meios de abordar a discussão dos criptoativos.
Ainda que envolva seus riscos, os meios virtuais e interativos têm assumido a cena da nova geração. “Pode ser de uma maneira mais simples para as pessoas terem acesso a uma conta em dólares, por exemplo, ou pode ter um motivo para a especulação, já que isso não está muito claro para as autoridades monetárias ao redor do mundo”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galípolo citou também a facilidade das transferências, o que pode ter a ver com a saídas das poupanças. “Conseguimos produzir um dos casos mais exitosos de infraestrutura pública digital que é o sistema de pagamento instantâneo que é o Pix. Com uma velocidade de adesão inacreditável, presente na vida das pessoas. […] Esse é o nível de dependência que se chegou a partir disso com a qualidade do serviço que foi prestado”, destacou.
Quais os melhores investimentos financeiros?
O assunto, claro, divide opiniões, já que existem múltiplas formas de investir dinheiro e nem todo mundo tem conhecimento para decidir o futuro do dinheiro pessoal. Este ano, a revista Exame listou quais são as melhores aplicações, citando o Tesouro Direto e os CDBs.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE