Companhia aérea gigantesca, tão popular quanto a Latam, tem pedido de falência confirmado por jornal da Record
Uma companhia aérea tão popular e conhecida quanto a Latam tem pedido de falência confirmado por jornal da Record após o acumulo de prejuízos e dívidas insuportáveis.
A empresa, alega que os prejuízos crescentes, dívidas e a concorrência intensificada por passageiros em busca de tarifas mais baixas, deixaram a companhia sem saída.
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Dessa forma, a gigante, que opera no mercado aéreo nos Estados Unidos, e por lá é tão grande quanto a Latam, pediu proteção contra a falência, no Capítulo 11, no país, após a grande “turbulência”.
Afinal, qual companhia aérea pediu falência?
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal r7, jornal digital da Record, a Spirit Airlines, tão popular quanto a Latam, entrou com pedidedo de proteção contra a falência, isso na última segunda (18).
Destacando que, esse “pedido de proteção contra a falência”, trata-se do Capítulo 11 nas leis norte-americanas, funcionando basicamente do mesmo jeito que uma recuperação judicial aqui no Brasil.
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Além disso, vale destacar que, segundo a fonte, a companhia aérea disse que seguiria atuando enquanto se reestrutura. Isso porque, a gigante visa um retorno saudável ao mercado de transporte aéreo.
“Os hóspedes podem continuar a reservar e voar sem interrupção e podem usar todos os bilhetes, créditos e pontos de fidelidade normalmente”, disse em um comunicado.
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A Spirit Airlines, conforme reportado pela CNN, declarou que, após sua falência e negociações com credores, poderá ressurgir no próximo ano com dívidas reduzidas e mais flexibilidade financeira.
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“Posicionará a Spirit para o sucesso a longo prazo e acelerará os investimentos, proporcionando aos hóspedes experiências de viagem aprimoradas e maior valor”, diz a empresa.
O que esperar?
Além disso, a companhia aérea acrescentou que os credores concordaram em investir US$ 300 milhões adicionais na empresa para financiar suas operações por meio do processo de falência.
Entretanto, a companhia pode ser adquirida por outra aérea ou até forçada a fechar suas portas. Casos semelhantes ocorreram com a American Airlines e outras, que, após falência, tiveram seus ativos comprados sendo fundidas com outras empresas.
O processo de falência da Spirit revelou que a companhia conta com quase 13.000 funcionários fixos e 8.000 trabalhadores temporários.
O Departamento do Tesouro dos EUA é o segundo maior credor. Com US$ 136 milhões em empréstimos sem garantia, emitidos durante a pandemia como parte de um programa de ajuda federal.
Nos últimos anos, a Spirit tentou se fundir duas vezes, primeiro com a Frontier Airlines e depois com a JetBlue, mas ambas as tentativas falharam.
A Spirit Airlines
- A Spirit Airlines é uma companhia aérea de baixo custo dos Estados Unidos;
- Conhecida por oferecer passagens mais acessíveis;
- Mas, com um modelo de negócios que cobra taxas adicionais por uma série de serviços;
- Como, por exemplo, a escolha de assentos, bagagens e bebidas a bordo;
- Fundada em 1980 como Charter One, a empresa começou suas operações como uma companhia aérea charter;
- Mas em 1992 passou a operar como uma linha aérea regular;
- Em 2007, mudou seu nome para Spirit Airlines;
- Nos últimos anos vem enfrentando sérios problemas financeiros;
- A empresa está sobre proteção contra a falência no Capítulo 11 dos Estados Unidos;
- Assim, o que podemos esperar agora é que, após esse processo de reestruturação, a Spirit Airlines possa retornar mais forte;
- Ou, quem sabe, ser absorvida por outra companhia, mudando o cenário competitivo no mercado aéreo dos Estados Unidos.
Considerações finais
Em suma, o pedido de “falência” da Spirit Airlines, por meio do Capítulo 11, marca um ponto crítico na trajetória da aérea. Que enfrenta desafios financeiros devido a prejuízos crescentes e à concorrência.
A empresa busca, assim, uma reestruturação para voltar a operar de forma sustentável, com o apoio de um financiamento de US$ 300 milhões dos credores.
A Spirit, enquanto se reestrutura, promete continuar suas operações sem interrupções, permitindo que passageiros usem bilhetes e pontos de fidelidade normalmente.
No entanto, o futuro da companhia ainda é incerto, uma vez que há a possibilidade de aquisição por outra empresa ou até mesmo de sua falência definitiva, como já aconteceu com outras gigantes do setor.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa pague as dívidas. Na falência, ocorre o encerramento, onde é considerado irrecuperável.
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