Um jornal da Record confirmou o fim de um serviço popular no Brasil, que atinge em cheio os bancos no Brasil, como a Caixa. O Banco Central o criou há quase 40 anos
Um jornal da Record confirmou, em fevereiro deste ano, o fim de um serviço popular oferecido pelos principais brancos no Brasil, como a Caixa. Assim, o serviço criado há quase 40 anos pelo Banco Central chegou ao fim e surpreendeu todos os clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições financeiras contam com milhões de clientes espalhados por todo o país. Por conta disso é necessário que sempre quando haja alguma mudança significativa informem a todos, para que ninguém seja pego de surpresa.
De acordo com o Jornal da Record, um dos métodos de transferência mais famosos nos bancos, o DOC chegou ao seu fim, em fevereiro deste ano. Isso porque há outros métodos que chegaram e tomaram conta e o gosto de todos os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Chega ao fim a transferência bancária, via DOC, criada há quase 40 anos pelo Banco Central. O Documento de Ordem de Crédito, usado em transferências bancárias vai deixar de existir a partir das 22h de hoje”, disse a âncora do jornal.
Em seguida, chamou a participação da repórter Vanessa Lima, que trouxe mais informações sobre o fim do serviço, que atingiu a Caixa e todos os outros bancos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O DOC vai funcionar até o dia 29 de fevereiro, mas apenas para casos de agendamento. O DOC foi criado pelo Banco Central há quase 40 anos, mas perdeu espaço para transferências mais rápidas e baratas, principalmente o PIX”, destacou ela.
Por fim, trouxe à tona uma informação que surpreendeu a todos, no caso o DOC representou quase 0% das transações em 2023. “No ano passado, o DOC representou apenas 0,05% de todas as transações bancárias realizadas no país”, encerrou Vanessa Lima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caixa deu adeus ao DOC
De acordo com o portal ‘Poder 360’, a Caixa e o Bradesco optaram por encerrar o serviço de DOC apenas no último dia, no caso dia 29 de fevereiro de 2024. Este foi o cronograma estabelecido pela Febraban e seguido por todos os programas como a data limite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém outras instituições financeiras optaram por antecipar o seu encerramento, como os casos do Itaú, Santander e Banco do Brasil. O Itaú encerrou em janeiro de 2024, já o Santander em setembro de 2023. Por fim, o Banco do Brasil optou por essa decisão em outubro de 2023.
Qual banco com mais clientes no Brasil?
A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira com o maior número de clientes do Brasil, já que os números superam os 150 milhões de usuários.