Coisa boa

Jornal da Record confirma canetada do INSS com isenção para salvar 17M aposentados e saque garantido

Jornal da Record e INSS (Reprodução - Internet)

Jornal da Record e INSS (Reprodução - Internet)

Jornal da Record confirma canetada com isenção que salva os aposentados com saque garantido

O jornal da Record do dia 02 de fevereiro de 2024 confirmou uma canetada do INSS que garante isenção aos aposentados do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa isenção chega para salvar mais de 17 milhões de aposentados, mas, é necessário uma comprovação antes disso.

Segundo a jornalista do Jornal da Record: “Mais de 4 milhões e 300 mil aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida. É que o cruzamento de dados da previdência não chegou até essas pessoas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, desde o início de 2023, a partir de cruzamento de dados.

No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Além disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, detalhou o INSS.

Além disso, os segurados que receberem a notificação devem acessar o aplicativo Meu INSS ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vale como comprovante?

Ainda segundo o Jornal da Record, mais de 17 milhões de aposentados e pensionistas não precisam fazer a prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, não tem a necessidade da realização própria disso porque já tem o benefício do cruzamento de dados do INSS.

Conclusão final:

Portanto, resumidamente, mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas precisam realizar a prova de vida do INSS, de acordo com o jornal da Record.

As outras 17 milhões de pessoas asseguradas pelo INSS não precisam realizar a prova de vida porque tem no sistema de cruzamento de dados.

O cruzamento de dados usa informações dos aposentados para saber se estão vivos, como, uso do SUS, votação em eleições ou emissão e renovação de documento.

Ou seja, eles terão o saque garantido pois não terão o benefício suspenso e a isenção é conseguir não fazer a prova de vida.

QUANTOS BENEFICIÁRIOS TEM O INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga cerca de 40 milhões de benefícios, sendo que 70% dos beneficiários recebem até um salário mínimo. 

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile