Para evitar retaliação, Record faz corta em programa do Rodrigo Faro às pressas
A Record tinha planejado um quadro para o último domingo ser apresentado na ‘Hora do Faro’ de Rodrigo Faro, chamado ‘Funcionário Famoso’.
A participante da vez seria a cantora Simone, o problema é que usaram um black face para fingir que ela seria uma pessoa negra e fantasiar ela para o quadro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cena e o quadro foi cortado na edição após a repercussão negativa da chamada. Às pressas, a emissora tapou o buraco com uma matéria sobre o Dia das Mães já exibida em 2019.
Segundo informações do NaTelinha, a ideia de fazer um ‘black face’ na Simone foi do próprio Rodrigo Faro, mas, após a repercussão negativa e o medo da retaliação, Simone solicitou a equipe da Record que retirasse do ar.
A retirada do quadro fez com que o programa dele amargurasse uma audiência vergonhosa no domingo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe de Rodrigo Faro só percebeu o blackface após a repercussão da chamada com cenas na noite da última quinta-feira (11). Logo depois da exibição, as redes sociais do apresentador e de Simone Mendes receberam diversas críticas.
O QUE É O BLACKFACE?
BlackFace foi uma prática comum nos Estados Unidos após a abolição da escravidão aonde atores brancos pintavam seus rostos com tinta preta de forma bem irônica e extravagante para simbolizar, de forma sarcástica, o que eles consideravam os jeitos de pessoas negras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BlackFace é uma prática racista que a sociedade tenta abolir, hoje em dia é pouco usado mas ainda vemos tristes casos como esse de Rodrigo Faro. Aliás, a internet é um meio extremamente prático e fácil de estudar e entender o motivo disso ser repudiado.