Record e Band recebem a pior notícia e denúncia por esquema milionário de Edir Macedo é exposta: “Fora do ar”
06/12/2021 às 9h39
Pela terceira vez, Band e Record se livraram de uma investigação por venda ilegal de horários
Quem nunca ligou a TV tarde da noite, ou até mesmo no final da tarde e se deparou com programas religiosos? Band, RedeTV! e Record adotam essa prática já alguns anos e a venda de horários já virou até alvo de denúncias do Ministério Público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Notícias da TV, o caso mais recente aconteceu em 2021, quando o MP apresentou uma denúncia junto a justiça de SP, acusando Band, Record e RedeTV! de infringirem a lei de radiofusão, que define que apenas 25% da programação pode ser repassada para terceiros.
A suposta irregularidade foi apresentada por um homem de São Paulo ao MP, ele cronometrou a grade religiosa dos canais Band, Record e RedeTV!, além de citar as 22 horas arredadas no Canal 21, que desde 2008 exibe o material produzido pela Igreja Universal, do Bispo Edir Macedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MP julgou os atos irregulares e apresentou uma denúncia a justiça de São Paulo, no entanto, o judiciário não aceitou a acusação e arquivou o inquérito que averiguava a venda ilegal de horários na programação.
Apesar de nunca terem tido maiores problemas, esta é a terceira vez que o MP de São Paulo apresenta denúncias contra as emissoras que vendem parte de sua grade para diversas programações religiosas, como a Igreja Universal e a Igreja da Graça, de R.R Soares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, Band, Record e RedeTV! receberam a pior notícia de que o Ministério Público está acompanhando de perto os acordos com as igrejas e caso uma denúncia venha a ser aceita, na pior das hipóteses os canais podem acabar fora do ar.
No entanto, em 2019 e 2020, outros dois pedidos de investigação foram arquivado por falta de provas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Joel Datena faz milagre a frente do Brasil Urgente e mantém boa audiência na Band
● Band bate o martelo após demissão de Denílson e convoca substituto para ser novo parceiro de Renata Fan
● Oficial: Band confirma demissão de outra estrela do MasterChef e dá adeus à formação original do programa
Ainda segundo o NTV, um desses processos envolvia a Rede CNT, que desde 2015 vende 22 horas para a Igreja Universal de Edir Macedo. No entanto, apesar de infringir a lei de radiofusão, a justiça liberou os seus donos de pagarem multa por uso irregular de concessão pública.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA RENDE MILHÕES AOS COFRES DE EMISSORAS
Apesar de zerar na audiência, a programação religiosa rende milhões aos cofres das emissoras. Isso porque, as igrejas literalmente comprar horários nos canais e estes espaços são comercializados por quantias milionárias.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]