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Record e Band aproveitam que Globo está jogando coringas e milhões no ralo e fazem canal rebolar com canhão

31/01/2023 às 12h13

Por: Paulo Damião
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Emissoras se movimentaram por coringas (Foto: Reprodução/Record/Globo/Band)

Band, Record e SBT já fizeram a Globo ficar em segundo lugar ao exibir disputas e campeonatos importantes no esporte

A Globo é conhecida por promover uma espécie de monopólio na televisão, já que sempre exibe as maiores novelas, os maiores festivais, além dos principais campeonatos esportivos. Há anos a emissora é referência na exibição de disputas de futebol, mas de uns anos para cá acabou abrindo mão de algumas transmissões.

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O esporte é uma paixão nacional e por isso é sempre uma carta na manga das emissores que desejam ter o gostinho de conquistar mais de dois dígitos de audiência pelo menos por algumas horas eventualmente. Foi através do futebol que o SBT e a Record conquistaram seus recordes de audiência mais recentes, por exemplo.

Com a aquisição dos direitos de exibir alguns campeonatos, as rivais da Globo tiraram da platinada o direito de faturar um pouco mais. Mesmo que não tenham lucros que se comparem ao que a empresa carioca garante todos os dias, os canais tem feitos suas movimentações a fim de garantir bons números.

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SUCESSO NA CONCORRÊNCIA

A Fórmula 1, por exemplo, está no imaginário do público brasileiro pelas inúmeras narrações de Galvão Bueno na tela da Globo. Atualmente, as corridas são exibidas pela Band, que apesar do fraco desempenho de audiência por causa da Copa do Mundo no ano passado, ainda assim conseguiu um espaço na emissora do Morumbi.

De acordo com o portal Terra, a Liberty Media se mostrou satisfeita com o espaço que tem na Band. Em 2021, por exemplo, a emissora garantia sempre a vice-liderança quando exibia as principais corridas da Fórmula 1. Além dessa modalidade, o canal também transmite a Stock Car, NASCAR e a F4 nacional.

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Time de transmissão da Fórmula 1 (Foto: Tatiane Moreno/Band)

Time de transmissão da Fórmula 1 (Foto: Tatiane Moreno/Band)

A Band também investiu no esporte agora em 2023. A emissora deu uma verdadeira rasteira no SBT e na Record e agora exibirá o Campeonato Carioca até 2025. As disputas, que ficam concentradas apenas em Flamengo e Fluminense, garantem uma ótima audiência no Rio de Janeiro e certamente renderá bons frutos para a emissora dos Saad nos próximos meses.

Vasco e Botafogo conversam com o SBT para exibir as disputas do Carioca. Os dois clubes não fecharam o contrato com a Band por causa de problemas com a principal negociadora, que é a empresa Brax. De qualquer forma, a Band poderá exibir jogos em que Vasco e Botafogo sejam os visitantes de Flamengo e Fluminense.

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A Record já começou o ano marcando a liderança contra a Globo na exibição da disputa entre São Paulo e Palmeiras, no dia 22 de janeiro. O jogo marcou 11,5 pontos de média contra 9,6 pontos da estreia do “The Masked Singer Brasil”, apresentado por Ivete Sangalo na concorrente. A tendência é que a emissora dos bispos sempre derrote a rival com a exibição do Campeonato Paulista.

MOVIMENTAÇÕES

É por isso que a Globo investiu em dois programas fresquinhos para os domingos, e que aparentemente terão que lutar muito para conseguir derrotar a empresa de Edir Macedo. Além do programa de artistas fantasiados, a emissora também levará ao ar o “Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua” para as tardes de domingo. Apesar de uma boa audiência na estreia, que aconteceu no dia 30 de janeiro, é muito provável que grande parcelo do público opte pelo futebol no horário.

A emissora da Barra Funda também tem investido pesado em outras plataformas. Os jogos serão exibidos com exclusividade pelo R7.com e também pelo PlayPlus, que é a plataforma de streaming da Record. A intenção é fazer o público entender que quem tem os direitos de exibição dos jogos é a empresa evangélica.

O SBT surpreendeu o público após Silvio Santos fechar negócio para exibir a Libertadores, que foi exibida durante três anos na emissora paulista. Em 2020, a Globo abriu mão de exibir os jogos por causa da crise causada pela pandemia, e por isso não investiu os R$ 325 milhões na exibição das partidas. A Conmebol chegou a processar a emissora por perdas e danos.

Time da Libertadores na emissora de Silvio Santos (Foto: Divulgação/SBT)

Time da Libertadores na emissora de Silvio Santos (Foto: Divulgação/SBT)

Ficou a cargo do canal de Silvio Santos a exibição das disputas, inclusive da Copa América, que deu a vitória à Argentina. O problema é que a Conmebol e a Globo voltaram a conversar e acertaram um acordo para a Libertadores voltar à platinada, onde ficará até 2026. Enquanto isso, sobrou a Copa Sul-Americana para o SBT em 2023.

No comunicado da emissora sobre a finalização das negociações, no ano passado, a Globo chegou a alfinetar o SBT, destacando seu padrão de qualidade à imprensa.

“Construímos uma relação de quase três décadas com a Conmebol, exibindo a Libertadores desde 1993, e acreditamos que ajudamos a consolidar o sucesso da competição no Brasil, através de um alcance único e de uma alta qualidade reconhecida pelo público, não apenas na transmissão mas também na cobertura da competição”, diz o texto.

ESTÁ PERDENDO?

É curioso, no entanto, pensar que a Globo abriu mão de exibir algumas das principais partidas. O Paulistão, por exemplo, é assistido por milhões de pessoas na Grande São Paulo, que é o principal mercado publicitário do país. É em São Paulo que se define o que continua e o que sai da televisão. Se um programa inédito vai bem no país inteiro, mas fracassa na capital paulista, uma emissora rapidamente tira a atração do ar. O mesmo acontece com novelas.

De qualquer forma, a emissora parece se contentar em perder de vez em quando. O problema é que essa decisão de não exibir determinadas partidas pode fazer com que a platinada perca um pouco da criatividade e exiba algum fracasso no ar, como foi o caso do “Zig Zag Arena”, que foi caríssimo e teve simplesmente vários episódios jogados no lixo. Em São Paulo, o programa chegou a ficar em quarto lugar de audiência, atrás do SBT, Record e Band.

ALGUNS PREJUÍZOS

Vale ressaltar também muitos contratos não são nada lucrativos. A Copa do Mundo no Catar, por exemplo, beirou o prejuízo para a Globo. Apesar de ganhar R$ 1 bilhão em contratos publicitários, os gastos para exibir as disputas, mandar profissionais para o país, pagar por transmissão de sinal e outros gastos relacionados à qualidade do que vai ar fizeram com que não houvesse lucro.

A emissora, entretanto, não deixou de exibir as disputas e passou dos 50 pontos de audiência, que é algo que não acontecia há anos no canal. Foi um sucesso de público e de repercussão, movimentando o jornalismo, o entretenimento e o esporte dentro do canal. É por isso que é tão importante colocar esses contratos na balança no fim das contas.

Terceira temporada do "The Masked Singer Brasil" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O “The Masked Singer Brasil” serve para tapar buraco deixado pelo Paulistão nos domingos (Foto: Divulgação/TV Globo)

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Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

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