PERIGO!

Risco de intoxicação: Record entrega apreensão de queijo nº1 pela Vigilância Sanitária

06/12/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Record entrega ação da Vigilância Sanitária contra queijo popular (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA/Pinterest)

Programa de maior audiência da Record entrega ação da Vigilância Sanitária que culminou na apreensão de tipo de queijo nº1 em plena estrada após risco

Em uma reportagem entregue pelo Balanço Geral Criciúma, da NDTV, emissora afiliada da Record, ainda em 11 novembro de 2024, o país entrou em choque com a notícia de uma apreensão feita pela Vigilância Sanitária, cuja qual afetou um dos queijos mais consumidos e nº1 entre brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Polícia Rodoviária, em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária, interceptou e apreendeu uma carga irregular de laticínios na cidade de Gravatal, no sul de Santa Catarina.

A partir de informações coletadas e expostas pela matéria, a equipe do TV Foco especializada em fiscalizações e serviços, traz mais detalhes sobre o ocorrido e as devidas providências que os consumidores devem tomar para se proteger dos riscos que esse tipo de produto apresenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repórter Raquel Schneider, para o Balanço Geral Criciúma, da NDTV, afiliada da Record (Foto Reprodução/YouTube)
Repórter Raquel Schneider, para o Balanço Geral Criciúma, da NDTV, afiliada da Record (Foto Reprodução/YouTube)

Descaso e risco sério

A ação expôs um sério descaso com as normas de transporte e conservação de alimentos, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Na ocasião, a repórter Raquel Schneider, informou que autoridades encontraram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 49 peças de queijo e oito pacotes de ricota sendo transportados sem refrigeração, condição indispensável para a preservação dos produtos.
  • Um veículo, com licenciamento vencido e sem notas fiscais, foi apreendido pela PRF durante o transporte irregular de laticínios.
49 peças de queijo e 8 de ricota foram apreendidos pela Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/YouTube)
49 peças de queijo e 8 de ricota foram apreendidos pela Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/YouTube)

Posteriormente, os agentes ainda constataram que os produtos não estavam adequadamente armazenados, comprometendo sua qualidade e segurança.

Por fim, a Vigilância Sanitária determinou a inutilização da carga no município de Tubarão e o motorista foi devidamente autuado por transportar alimentos sem as certificações necessárias.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intoxicação iminente:

Entretanto, essa situação trouxe um alerta a todos os consumidores quanto a compra de queijos e ricotas sem refrigeração ou sem garantia de qualidade, mesmo porque, eles podem causar intoxicação alimentar grave:

  • Micro-organismos como Salmonella, Listeria monocytogenes e Escherichia coli proliferam em ambientes inadequados.
  • Sintomas como febre, vômitos, diarreia e, em casos extremos, complicações severas, podem atingir – – especialmente – grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
Ação conjunta da Vigilância com a Polícia (Foto Reprodução/Internet)
Ação conjunta da Vigilância com a Polícia (Foto Reprodução/Internet)

Como comprar queijos e laticínios com segurança?

Obviamente que esse tipo de situação estarrecedora fazem muitos se perguntarem: “Mas afinal de contas, como conseguir se proteger e evitar comprar queijos e laticínios nessas situações?”.

Sendo assim, a partir de alertas feitos pela própria ANVISA, separamos 5 alertas para que você e sua família comprem com a mais total segurança tais produtos, ainda mais nessa época de festas:

  • Verifique a procedência: Priorize marcas e estabelecimentos confiáveis, com certificações de órgãos reguladores;
  • Observe a embalagem: Confira se está íntegra, sem sinais de violação ou danos;
  • Preste atenção à temperatura: Mantenha os produtos lácteos refrigerados entre 0°C e 5°C;
  • Confira o rótulo: Analise informações como data de fabricação, validade e o selo de inspeção sanitária;
  • Evite comprar de fontes informais: Produtos vendidos em feiras ou veículos sem refrigeração podem ser perigosos;

Por fim, adotar essas práticas é fundamental para garantir a segurança alimentar e evitar problemas de saúde.

Considerações finais:

Em suma, agentes de fiscalização apreenderam um lote de queijos e ricota em Santa Catarina por falta de refrigeração e documentação necessária durante o transporte:

  • Agentes de fiscalização consideraram a carga imprópria para consumo e a descartaram;
  • Essa situação alerta para os riscos da compra de laticínios em condições inadequadas, que podem causar intoxicação alimentar, especialmente em grupos vulneráveis;
  • A reportagem destaca a importância de verificar a procedência, a embalagem e a temperatura dos produtos ao adquiri-los.

Mas, para saber sobre mais casos como esse, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

Polícia
queijo
Queijo popular
Record
Ricota
Vigilancia Sanitaria

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.