O benefício continua sendo esperado pelos aposentados, mas órgão do Governo Federal precisou se pronunciar sobre as informações que vêm circulando
Em 2020, o 14º salário entrou em pauta para o poder público. Na época, a ideia seria incluir esse dinheiro extra na folha de pagamento do INSS, que é responsável por aposentadorias, pensões, entre outras remunerações no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo era garantir o bem-estar dos mais de 23 milhões de idosos assalariados durante a pandemia. O assunto ganhou repercussão no R7, da Record, que revelou o antigo Projeto de Lei do deputado Pompeo de Mattos, do PDT, no Rio Grande do Sul.
No entanto, a proposta acabou ficando apenas no papel. Em março do ano passado, Carlos Lupi, o atual ministro da Previdência Social, declarou que, infelizmente, o 14º salário ainda não cabe no Orçamento do Governo Federal, agora comandado pelo presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em alguns estados, como no Piauí, o benefício vem sendo pago para alguns dos profissionais, como uma forma de incentivo. No primeiro semestre, os trabalhadores da área da educação, parte das escolas públicas com as melhores notas, tiveram o abono transferido em conta.
Porém, no caso do território nacional, essa ainda é uma realidade distante, apesar do desejo que alguns políticos têm em colocá-lo em prática para movimentar a economia. “Não podemos fazer tudo ao mesmo”, ressaltou Carlos Lupi, como divulgou a Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma recente nota publicada, o portal Verifica, do Senado, precisou se pronunciar sobre as informações que vêm circulando, dando conta que o pagamento possa ser aprovado no INSS. Mais uma vez, o rumor foi negado – desapontando muita gente que vinha esperando.
“Voltou a circular nas redes sociais o material de que será votado um Projeto de Lei que institui o 14º Salário para aposentados e pensionistas. Essa informação é falsa. Esse tema já havia sido alvo de notícias enganosas nas redes sociais em 2020”, disse o comunicado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o salário mínimo previsto para 2025?
Simone Tebet revelou que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias já foi enviado ao Congresso Nacional. Isso propõe o valor do próximo ano aos trabalhadores em atividades, aposentados e pensionistas. De acordo com o INPC, o ordenado deve ser fixado em R$ 1.509 por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE