Record não tem pedido atendido e Justiça aumenta veto da novela Topíssima para menores
01/07/2019 às 16h29
A Record não teve seu pedido atendido pelo Ministério da Justiça e a novela Topíssima foi proibida para menores. O órgão do governo federal, inclusive, recomendou um novo horário de exibição para a trama – o que não é obrigatório.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O folhetim, escrito por Cristiane Fridmann com direção de Rudy Lagemann, e produzido pela Casablanca, sofreu uma reclassificação do Ministério da Justiça que, após análise do material da trama, concluiu que a história é pesada demais para seu horário de exibição, entre 19h45 e 20h45. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 01º de julho.
+ Record joga autor famoso pra escanteio e não deve renovar contrato
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Domingo Show volta ao vivo, mas perde para o SBT no ibope
A Record encaminhou material de Topíssima para análise pretendendo que a novela fosse classificada como um produto “livre”, sem restrições. Mas após a avaliação, o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça e Coordenação de Classificação Indicativa decidiu reclassificar o folhetim como proibido para menores de catorze anos, não atendendo assim, o pedido da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Justiça avaliou que a trama protagonizada por Camila Rodrigues (Sophia) e Felipe Cunha (Antonio) tem cenas de “violência, atos criminosos e drogas ilícitas” pesadas demais e, por isso, não deve ser assistida por menos de catorze anos.
O órgão do MJ ainda recomendou a exibição de Topíssima a partir das 21h. Essa parte, no entanto, trata-se apenas de uma orientação à emissora, já que nenhum canal de TV aberta é mais obrigado a seguir regras como essa desde que foi derrubada a vinculação horária da classificação indicativa, que vetava programas com cenas pesadas de serem veiculados em determinados horários.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Rosana aos surtos e Tati em cárcere privado: 2 bombas em Volta Por Cima destroem protagonistas sem dó
● Quebra-pau entre Rudá e Mavi, escândalo de DNA e flagra fatal: 3 viradas afundam Mania de Você na Globo
● Quebra-pau entre Madá e Violeta e humilhação de Osmar: Volta por Cima explode com 2 escândalos
Atualmente, Topíssima está como “não recomendada para menores de dez anos”, ou seja, teve o veto para menores aumentado. Aliás, nenhuma novela da Record no ar é classificada como livre. À tarde, Bela, a Feia, tem classificação indicativa de doze anos, e Caminhos do Coração, de dez. Já a trama bíblica Jezabel é proibida para menores de doze anos.
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.