A Record não teve seu pedido atendido pelo Ministério da Justiça e a novela Topíssima foi proibida para menores. O órgão do governo federal, inclusive, recomendou um novo horário de exibição para a trama – o que não é obrigatório.
O folhetim, escrito por Cristiane Fridmann com direção de Rudy Lagemann, e produzido pela Casablanca, sofreu uma reclassificação do Ministério da Justiça que, após análise do material da trama, concluiu que a história é pesada demais para seu horário de exibição, entre 19h45 e 20h45. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 01º de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Record joga autor famoso pra escanteio e não deve renovar contrato
+ Domingo Show volta ao vivo, mas perde para o SBT no ibope
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Record encaminhou material de Topíssima para análise pretendendo que a novela fosse classificada como um produto “livre”, sem restrições. Mas após a avaliação, o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça e Coordenação de Classificação Indicativa decidiu reclassificar o folhetim como proibido para menores de catorze anos, não atendendo assim, o pedido da emissora.
O Ministério da Justiça avaliou que a trama protagonizada por Camila Rodrigues (Sophia) e Felipe Cunha (Antonio) tem cenas de “violência, atos criminosos e drogas ilícitas” pesadas demais e, por isso, não deve ser assistida por menos de catorze anos.
O órgão do MJ ainda recomendou a exibição de Topíssima a partir das 21h. Essa parte, no entanto, trata-se apenas de uma orientação à emissora, já que nenhum canal de TV aberta é mais obrigado a seguir regras como essa desde que foi derrubada a vinculação horária da classificação indicativa, que vetava programas com cenas pesadas de serem veiculados em determinados horários.
Atualmente, Topíssima está como “não recomendada para menores de dez anos”, ou seja, teve o veto para menores aumentado. Aliás, nenhuma novela da Record no ar é classificada como livre. À tarde, Bela, a Feia, tem classificação indicativa de doze anos, e Caminhos do Coração, de dez. Já a trama bíblica Jezabel é proibida para menores de doze anos.