Pedido negado
Record se vinga de Lula e candidato a presidência recebe a pior notícia, após pedido contra emissora
13/09/2022 às 11h34
Record de vinga de Lula e candidato a presidência recebe a pior notícia
A Record marcou a sabatina dos candidatos a presidente, mas Luiz Inácio Lula da Silva se sentiu prejudicado com a data de sua entrevista, recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TSE negou o pedido do presidenciável, que desejava que sua sabatina fosse realizada entre os dias 23 e 28 de setembro. A relatora ministra Maria Claudia Bucchianeri discordou.
“Não vislumbro tratamento privilegiado ou quebra de paridade entre as candidaturas em disputa”, afirmou a mulher.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe do petista ficou indignada com a Record, por Lula ser o primeiro candidato a ser sabatinado, além da entrevista cair em uma sexta-feira, dia em que a audiência é até 14% mais baixa que em suma segunda-feira.
Porém, a Justiça entendeu que em eventuais sabatinas e entrevistas, não há uma lei com critérios específicos estabelecidos, levando em consideração a possibilidade de ter um sorteio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As emissoras não estão obrigadas a observar, nas entrevistas, os mesmos critérios de participação previstos para debates e possuem a liberdade para adotar critérios objetivos e impessoais da participação nas entrevistas”, completa a decisão da Justiça.
No entender da ministra, a Record está dentro da liberdade conformação, onde opta por dar espaços para os primeiros quatro candidatos nas pesquisas eleitorais, com datas definidas pela emissora.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bomba: Record demite chefão acusado de beneficiar apresentadora, após denúncias de assédio moral e humilhações
● Apresentadora é ‘chutada’ da Record, mas comemora saída da emissora: “Sem trabalho”
● Jornalista da Record é demitida por erro imperdoável na emissora e crava: “Não me disseram nada”
Além de Lula, o canal também irá entrevistar Jair Bolsonaro, na segunda-feira (26), justamente esse é o motivo do petista querer alterar sua data, pois o atual presidente pode ter 14% de audiência a mais que ele.
A emissora explicou que fez a ordem de colocação no levantamento do Ipec, por isso o presidenciável do PT será o primeiro entrevistado, na sexta-feira (23), seguido pelo Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: