Uma notícia da Record acerta em cheio os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e traz grande verdade sobre o aumento da aposentadoria
Os aposentados do INSS vão ficar surpresos com esse comunicado divulgado pela Record. Hoje a Previdência Social é responsável pelo pagamento de mais de 39 milhões de benefícios e boa parte desses valores, é destinado para aposentadorias.
E os aposentados do INSS estão aguardando uma decisão que define se eles vão ou não ter direito a Revisão da Vida Toda. Esse é um modelo que propõe mudar os cálculos da aposentadoria, logo, quem for contemplado, terá uma nova base de cálculo, fazendo assim o valor dos recebimentos aumentarem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do R7, o STF (Supremo Tribunal Federal), cancelou o pedido de destaque dos recursos contra a decisão da corte que invalidou o entendimento que autorizava a revisão. Sendo assim, o julgamento foi suspenso e enviado ao plenário físico. Agora, as duas ações que tratam sobre o tema voltam a ser analisadas no plenário virtual.
Nada decidido até agora, logo, os aposentados do INSS ainda podem sonhar com um parecer positivo. A discussão já está acontecendo há anos e até teve segurados que conseguiram ser contemplados com a revisão. Agora há uma parcela que também aguarda essa decisão. O caminho para eles ainda é longo e algumas batalhas vão ocorrer.
Vale lembrar que aprovar essa revisão, poderia resultar em muitos gastos para a Previdência Social, que hoje já gasta bilhões todos os meses para manter o sistema. Assim, a União espera que a decisão seja a favor deles. Já aposentados, que acreditam que merecem ganhar mais, esperam o contrário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUEM TEM DIREITO A APOSENTADORIA ESPECIAL?
Destinada a trabalhadores que trabalham em situações de exposição a agentes nocivos à saúde ou à periculosidade, durante um período mínimo de tempo. O tempo mínimo é de 15, 20 e 25 anos. Mas, há muitos pedidos exigindo que esse tempo seja menor, tendo em vista que há ações hoje que com poucos anos, já podem causar danos irreversíveis a trabalhadores.
São muitos os relatos de pessoas que tiveram câncer após exercer determinada atividade laboral. Infelizmente, ainda são muitos os casos e é por isso que há esse pedido de diminuição do tempo. Mas. não planos para essa mudança.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do INSS em vigor em 2024 crava aposentadoria na casa dos 55 anos em apenas 10 passos hoje (26)
● Alerta do Governo: 14º salário do INSS tem decisão final sobre liberação cravada em comunicado no fim de 2024
● Aposentados em êxtase: INSS confirma 1º presentão de 2025 a idosos 60+ em JANEIRO e FEVEREIRO
Sendo assim, segue a regra normal, onde quem tem direito precisa esperar o tempo mínimo que o INSS pede. E profissões que oferecem risco, são inúmeras e cada uma tem sua especificação. Empresas pagam insalubridade e peliculosidade a lista de taferas que causam risco. Sendo assim, além do direito de se aposentar mais cedo, ainda tem acréscimo no salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Insalubridade varia de 10%, 20% e 40% sobre o salário mínimo e peliculosidade 30% sobre o salário base.