Lacrado

Ordem da ANVISA e carnes podres com larvas: A interdição urgente da Vigilância Sanitária de rede de açougue

16/01/2024 às 11h52

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
A interdição da Anvisa de açougue por conta de carnes podres (Reprodução: Montagem TV Foco)

A interdição de rede de açougue, após ordem da Anvisa e carnes podres com larvas

A interdição urgente da Vigilância Sanitária de rede de açougue, após ordem da Anvisa, por encontrar carnes podres e com larvas, gerando um grande risco para todos os consumidores que estavam adquirindo os seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘G1’, em dezembro de 2023, a Polícia Civil fechou 5 lojas de uma rede de açougue, todas no litoral sul de São Paulo, sendo uma em Itanhaém, 2 em Mongaguá e 2 em Peruíbe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os alimentos eram reaproveitados, mesmo sem estarem nas devidas condições (Reprodução: Polícia Civil)

Os alimentos eram reaproveitados, mesmo sem estarem nas devidas condições (Reprodução: Polícia Civil)

Isso aconteceu após uma averiguação da vigilância sanitária, seguindo as regras da Anvisa, onde descobriram que as carnes impróprias para consumo eram divididas em porções, reembaladas e revendidas aos consumidores.

Nas imagens tiradas pela Polícia Civil e obtidas pelo G1, revelam que há a presença de larvas, moscas, bolor e uma coloração escura, provando que todos os alimentos ali estavam sendo comercializados de maneira irregular, com mais de 10 toneladas de carnes descartadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das 5 unidades que foram interditadas, outras duas também foram autuadas, assim como os gerentes de todas as lojas, que foram autuados em flagrante pelo crime de relação do consumo, com o delegado arbitrando uma fiança de R$5 mil para responderem em liberdade.

Cerca de 10 toneladas de carnes foram descartadas (Reprodução: Polícia Civil)

Cerca de 10 toneladas de carnes foram descartadas (Reprodução: Polícia Civil)

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, em Peruíbe, duas unidades foram interditadas, onde uma delas tinha mais de mil quilos de carne imprópria e a outra pouco mais de 300 quilos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em Mongaguá, ao todo, quase 1 tonelada de alimentos estragados foram encontrados e que estavam sendo comercializados de maneira natural pelo estabelecimento.

Larvas, moscas estavam presente nas carnes (Reprodução: Polícia Civil)

Larvas, moscas estavam presente nas carnes (Reprodução: Polícia Civil)

Estabelecimentos interditados pela Anvisa são fechados para sempre?

Em grande parte, os estabelecimentos que acabam tendo uma interdição da Anvisa, por não seguirem as normas estabelecidas, podem reabrir as portas após realizarem todas as adequações impostas.

Anvisa
Polícia Civil
Vigilancia Sanitaria

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.