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Adeus no Shopping Tatuapé e +18: Queridinha das praças de alimentação vai de Americanas e apela contra falência

01/07/2024 às 16h57

Por: Giovana Misson
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Shopping Tatuapé e loja fechada (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Uma das empresas mais queridinhas nas praças de alimentação lida com pedido de recuperação judicial para contornar dívidas e fecha unidades

Na última sexta-feira, 28, uma das empresas mais queridinhas nas praças de alimentação entrou com um pedido de recuperação judicial para evitar a falência, assim como a rede Americanas. Em meio as dívidas, a empresa fechou com algumas de suas unidades.

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Estamos falando da rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo. A empresa entrou com o pedido de recuperação judicial em Campinas, em São Paulo.

De acordo com informações do portal G1, a rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo está com uma dívida estimada em R$ 57,5 milhões.

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Porém, o pedido de recuperação judicial e refere à holding e suas 28 filiais localizadas em aeroportos, segundo a própria empresa ao G1.

Desse modo, o pedido contra a falência não tem impacto sobre as 170 franquias da rede. Vale ressaltar que a filial é uma loja gerida pela própria marca, enquanto a franquia é uma unidade em que terceiros adquirem o direito de operar a marca com capital próprio, repassando um valor à empresa.

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As dívidas da empresa estão separadas em três partes, sendo a maior delas com os credores quirografários, que são aqueles que não têm nenhuma garantia ou direito de preferência nos pagamentos.

No total, a dívida com os credores quirografários está estimada em R$ 55,9 milhões. Já R$ 1,4 milhões com credores enquadrados como Microempreendedores ou Empresas de Pequeno Porte, e R$ 224,3 mil em dívidas trabalhistas.

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Além dos valores listados na recuperação judicial, o pedido também menciona que detém uma dívida de R$ 53,2 milhões com outros credores e outros R$ 28,7 milhões em dívidas tributárias com municípios, estados e a União.

Pão de queijo (Foto: Reprodução/CPQ - Shopping Garden)
Pão de queijo (Foto: Reprodução/CPQ – Shopping Garden)

FECHAMENTOS

A empresa emitiu uma nota para confirmar que a operação de suas lojas próprias segue normalmente apesar do pedido de recuperação judicial.

Porém, ao lidar com o terror da falência, assim como a Americanas, a empresa precisou fechar 19 filiais nos principais aeroportos do Brasil. Veja a lista:

  • Cinco localizadas no Aeroporto Internacional de Brasília (DF);
  • Quatro no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN),
  • Uma no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE);
  • Uma no Aeroporto de Vitória (ES);
  • Uma próxima ao Aeroporto de Jacarepaguá (RJ),
  • Uma em Tamboré, bairro de Barueri (SP);
  • Uma no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo (SP);
  • Uma na Faria Lima, avenida famosa de São Paulo (SP);
  • Uma na Rua Oscar Freire, em São Paulo (SP);
  • Uma no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo (SP);
  • Uma no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo (SP);
  • Uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

ACREDITAM NO MELHOR

A Casa do Pão de Queijo reforçou que acredita na reestruturação que a volta à normalidade é completamente viável, caso o plano de recuperação judicial seja aprovado.

Mesmo com o plano, a empresa já planeja a abertura de novas franquias nos próximos meses e que “também estão previstos lançamentos de produtos no final do ano, como de costume”.

Por fim, a empresa também atribuiu a divulgada devido a pandemia da Covid-19, fato que prejudicou milhares de empresas no Brasil e no mundo.

“Com o fechamento dos aeroportos por várias semanas devido às medidas de contenção da pandemia, a retomada das operações foi extremamente lenta e complicada pelos novos procedimentos sanitários rigorosos. Como resultado, a Casa do Pão de Queijo teve centenas de funcionários impossibilitados de trabalhar nas lojas, levando à perda de produtos estocados”, diz a ação.

Casa do Pão de Queijo (Foto: Reprodução / Internet)
Casa do Pão de Queijo (Foto: Reprodução / Internet)

PRONUNCIAMENTO DA EMPRESA

“A Casa do Pão de Queijo, fundada em 1967, experimentou sólido crescimento e franca expansão a partir da icônica receita de pão de queijo que se mantém como carro-chefe da empresa. No entanto, foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, que obrigou a suspensão de atividades por razões sanitárias com a consequente perda de produtos, sem uma contrapartida suficiente em termos de aluguéis de lojas, pagamento de funcionários e contratos com fornecedores.

A essa situação, acrescentou-se um cenário macroeconômico pouco favorável, em especial com os juros altos que afetaram não apenas a companhia, mas também vários setores da economia, notadamente o Varejo.

Mais recentemente, novos episódios climáticos desfavoráveis também implicaram perda de receitas relevantes, o que levou a empresa a entrar com um pedido de Recuperação Judicial (Processo nº 1000235-18.2024.8.26.0354) visando à uma ampla e negociada solução para a situação financeira atual, de modo a permitir à Direção da empresa honrar todos os seus compromissos.

As operações da companhia devem continuar normalmente na fábrica, nas lojas próprias e nas franquias, que, inclusive, devem abrir novos pontos de venda. Também estão previstos lançamentos de produtos no final do ano, como de costume.

É pertinente salientar que, ao longo de toda a sua história, a empresa se tornou uma referência no mercado brasileiro em termos de tradição, inovação, qualidade de seus produtos e continuado respeito a seus fornecedores, clientes e colaboradores.”

Quanto custa abrir uma franquia da Casa do Pão de Queijo?

A taxa de franquia de ambas as marcas é de 45 mil reais e o investimento inicial para abrir uma franquia da Casa do Pão de Queijo varia de 164,5 mil a 290 mil reais, de acordo com o portal Exame.

Unidade casa do Pão de Queijo (Foto: Reprodução / Internet)
Unidade casa do Pão de Queijo (Foto: Reprodução / Internet)

Casa do Pão de Queijo
recuperação judicial

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

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