Famosa rede de farmácia adota medidas emergenciais afim de conter crise financeira
As farmácias são um dos comércios mais importantes e essenciais da nossa vida. Além de fornecer medicamentos, elas ainda fornecem produtos que garantem nosso bem estar e a nossa higiene pessoal.
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Fica até difícil de acreditar que tais empreendimentos podem falir, afinal de contas, ninguém consegue viver sem uma farmácia. Mas infelizmente isso acontece sim, e uma das redes mais famosas sentiu isso na prática.
Estamos falando da rede de farmácias Santa Marta que entrou com pedido de recuperação judicial devido à terrível e grave crise que acometeu sob a empresa.
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Até o momento, 18 unidades já foram fechadas, resultando em uma ação de demissão em massa de 350 funcionários em Goiás e no Distrito Federal. Vale mencionar, que apesar da situação crítica, seus funcionários tiveram seus direitos assegurados.
Mais sobre o assunto
Atualmente, a rede Santa Marta possui 45 lojas em funcionamento, empregando cerca de 540 trabalhadores. Com o processo de recuperação judicial, a empresa tem a oportunidade para se reestruturar e voltar à crescer novamente.
Mas para isso, a rede deverá apresentar um plano de recuperação financeira, que englobe medidas para pagar dívidas e melhorar a performance financeira da empresa.
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Isso é um processo bem complexo e demanda tempo para ser concluído. No entanto, a recuperação judicial é a melhor solução para o negócio se reinventar e ter sua sobrevivência garantida.
A rede Santa Marta está enfrentando essa crise por consequência do período mais crítico que enfrentados, a da pandemia da Covid-19, entre outros fatores. Porém, apesar da situação, a esperança ainda sobrevive.
Estima-se que com esse recurso da recuperação judicial, a rede consiga manter o funcionamento de suas 45 lojas restantes . Para isso, é necessário tomar atenção em alguns pontos para que sua reestruturação aconteça.
Quais medidas deverão ser tomadas?
No caso da Santa Marta, um dos caminhos possíveis inclui a renegociação de dívidas com fornecedores e a otimização de sua operação em busca de redução de custos.
Fora isso, a empresa pode buscar também por novos investidores e parcerias, implementando estratégias de marketing para atrair e fidelizar seus clientes.
Também acredita-se que a rede deva investir em inovação e buscar atingir novos nichos de mercado, buscando por oportunidades e diferenciação frente aos seus concorrentes.
Uma outra alternativa é buscar por financiamento de crédito, que será importante para que a empresa tenha capital para explorar novos canais e atingir um maior público.