Rede de farmácias surpreendeu ao anunciar crise e falência
Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 causou verdadeiros estragos em todo o mundo. Além de milhões de mortes, a doença ainda fez o mundo entrar em uma crise financeira. No Brasil, por exemplo, várias empresas declararam falência e a mais recente delas foi uma conhecida rede de farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Santa Marta. A empresa, sem sombra de dúvidas, é uma das mais tradicionais do mercado nacional e tem quase 50 décadas. Diante da crise, eles precisaram entrar com pedido de recuperação judicial devido à grave crise financeira enfrentada pela empresa.
No Brasil, 18 unidades já foram fechadas, o que gerou a demissão de 350 funcionários em Goiás e no Distrito Federal. Apesar da crise de grande extensão, a empresa afirmou que os direitos de seus trabalhadores serão assegurados. O motivo da crise na rede de farmácias foi exposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a empresa enfrentou dificuldades para reverter déficits de capital de giro e encontrou obstáculos ao negociar com fornecedores importantes. Apesar dos esforços, eles não conseguiram reverter a situação e precisaram entrar com o pedido de recuperação judicial. A rede de farmácias ainda mantém 45 lojas em funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para sair da enorme crise, a rede de farmácias terá que adotar algumas medidas. A renegociação de dívidas com fornecedores, a otimização da operação, a busca por novos investidores e parcerias, e a implementação de estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes são algumas das estratégias recomendadas.
Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?
Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Será encerrada em novembro”: Bradesco acaba de confirmar fechamento de agência popular e convoca substituto
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Encerramento: Santander decreta fechamento de agência gigantesca e comunicado é emitido às pressas
Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE