TRISTE NOTÍCIA
Falência e fim: Rede gigante e tradicional de supermercados acaba de vender lojas e está se despedindo
20/06/2023 às 21h31

Rede tradicional acaba de vender lojas
Rede gigante e tradicional de supermercados acaba de vender lojas e está se despedindo aos poucos. Trata-se da Makro, uma rede de atacados que fez muito sucesso no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um movimento já previsto pelo mercado há pelo menos quatro anos, quando a rede vendeu 30 lojas para o Atacadão. A gigante agora planeja a venda de seus pontos remanescentes no país.
SAIBA MAIS! Falência: A empresa que arrancou âncora da Globo por salário milionário, mas chegou ao fim e dono foi preso
Ao se desfazer da maior parte de suas lojas, concentrando-se principalmente em São Paulo, a Makroteria ficou pouco competitiva comparada a outras gigantes do segmento como Atacadão (do grupo francês Carrefour) e Assaí (do também francês Casino). Por isso, o grupo holandês decidiu que é melhor encerrar as atividades.
A última negociação do grupo tradicional envolveu a loja localizada em Santos, litoral de São Paulo. Atualmente, a unidade pertence ao Grupo Pereira, que atua nas áreas de atacarejos e supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Autoescola n°1 de Florianópolis, SC, fecha as portas após 30 anos, emite comunicado e atinge 700 pessoas
● Plano de lei trabalhista anunciado na Era Lula traz 2 dias de folga aos CLTs sem descontar do salário em 2025
● SP Market aos prantos: Shopping rival nº1 confirma inauguração histórica em SP para esmagar gigante em abril
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu o aval para a compra, mas os valores não foram revelados. Em 2020, a Makro iniciou o processo de falência, vendendo 20 lojas para o Carrefour, além de mais 16 unidades e 11 postos de gasolina.
De acordo com informações do Estadão, atualmente, o Makro tem 8 lojas no Brasil, porém, a empresa está encontrando dificuldades em vender as suas unidades.
Dessa forma, a companhia holandesa deverá encerrar as atividades dessas lojas e depois repassar os imóveis para os interessados, para esses não correrem os riscos de lidar com pendências na justiça. Assim como ocorreu em Santos, onde a gigante estava fechada no momento da venda.

Somente no ano passado, o número de lojas de atacarejo no país deu um salto de 26% (Foto: REUTERS / Pilar Olivares)
QUAL O MOTIVO DO FIM DA REDE GIGANTE DE SUPERMERCADOS?
Quando a empresa holandesa chegou ao país há mais de 50 anos, o segmento de atacadistas funcionavam de forma diferente. Apenas pessoas jurídicas com cadastro nas lojas de departamentos podiam comprar os produtos. Entretanto, essa realidade mudou ao longo dos anos.
Hoje em dia as lojas de varejo atuam com a quantidade de produtos que o cliente leva, sofrendo alterações no preço. Como a Makro não atualizou o seu modelo, acabou sendo deixada de escanteio pelos seus concorrentes que fidelizaram os clientes.
Mais recentemente, a empresa abriu suas portas para o consumidor final, aceitando cartões de crédito e débito, mas não foi suficiente para recuperar o tempo perdido. Mesmo próximo de fechar as portas de vez no Brasil, a gigante ainda é o atacarejo responsável por 40% do setor de alimentos no país.

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)

Makro fechou suas portas no Brasil - (Foto: Reprodução / Internet)
Autor(a):
Diego Laureano
Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br