Tudo sobre a rede gigantes de supermercados que acabou dando adeus ao Brasil para dar lojas ao Carrefour e Atacadão
Não há como negar que o Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto se trata de grandes supermercados. Por conta disso, o mercado acaba ficando um tanto competitivo para quem deseja abocanhar uma parte favorável de seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nisso, hoje falaremos sobre uma gigante dos mercados que após suas saída do mercado brasileiro, acabou abrindo as portas para o Carrefour e o Atacadão. Isso porque, a empresa entregou suas unidades nas mãos dos rivais após deixar o território nacional.
Ocorre que, de acordo com o portal Metrópoles, em junho de 2023, o grupo que possui propriedade dos supermercados concluiu a conversão de lojas do Grupo Big, ex-Walmart, ao qual foi comprado no ano de 2021. Ao todo, foram 129 unidades, sendo 76 lojas foram para o Atacadão, 48 delas para o Carrefour e 5 para o Sam’s Club.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A negociação teve um investimento em torno de R$ 1,9 bilhão. Para quem não sabe Grupo Big usava os ativos do Walmart, que não obteve sucesso com seus negócios no Brasil. Original dos Estados Unidos, a rede deixou o país em 2019, depois de não ter conseguido atingir as metas aguardadas.
Vale frisar que, conforme a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), um dos maiores concorrentes do ramos das empresas Carrefour e Atacadão é o Assaí, que também se destaca como um dos maiores varejista do território brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com a fatia de mercado maior que o dobro do concorrente e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazemos parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil”, destacou a empresa.
Na lista de melhores grupo no setor, surge também a rede de Supermercados BH, que detém de 279 lojas no estado de Minas Gerais. A companhia anunciou que também estará expandindo seus negócios em outros locais. Diante disso, o mercado varejista do Brasil se fortalece ainda mais, embora haja diversos fechamentos devido às crises dos últimos anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o setor de comércio e serviços, juntos, representam 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e é responsável por cerca de 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior varejista do Brasil?
O Carrefour (CRFB3) é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).