Uma rede gigante de supermercados acabou se despedindo do Brasil. Em uma negociação multimilionária as lojas da empresa ficaram com o Carrefour e Atacadão
Uma das maiores redes de supermercados se despediu de forma definitiva do mercado nacional, em uma negociação milionária onde suas lojas acabaram sendo vendidas ao Carrefour e Atacadão.
Em suma, o Carrefour é uma das maiores redes de varejo do Brasil, atuando em diversos formatos como hipermercados, supermercados, postos de combustíveis e lojas de conveniência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2007, conforme apurado pelo TV FOCO, o grupo fortaleceu sua presença no segmento atacadista ao adquirir o Atacadão, que se tornou a principal bandeira de cash & carry do grupo no país.
Atualmente, tanto o Carrefour quanto o Atacadão seguem em expansão, impulsionados por mudanças no mercado varejista brasileiro, como a saída de uma das maiores redes de supermercados do país: o Grupo BIG.

Adeus de rede e lojas vendidas ao Grupo Carrefour
Em 2023, o mercado varejista brasileiro passou por uma grande transformação com a saída do Grupo BIG e a consolidação do Grupo Carrefour como líder do setor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Isenção do Metrô na Era João Campos: Lei em vigor garante gratuidade a +2 grupos além dos 65+ em Recife, PE
● Facão à solta em Salvador, BA: Rival do Spoleto e +4 restaurantes fecham as portas e clientes ficam devastados
● R$122M: Hospital nº1 de Salvador, Bahia, ressuscita da falência para salvar idosos e trabalhadores baianos
A mudança ocorreu após o Carrefour investir R$ 7 bilhões na aquisição do Grupo BIG, um acordo anunciado em 2021 e concluído em 2022, de acordo com o portal G1.
Com isso, o Carrefour ampliou sua participação de mercado fortaleceu sua presença em todas as regiões do país, posicionando-se entre as 10 maiores empresas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A compra do Grupo BIG, que pertencia à Advent International e ao Walmart, incluiu a incorporação de diversas bandeiras tradicionais do varejo, como:
- BIG,
- BIG Bompreço,
- Super Bompreço,
- Nacional,
- Maxxi Atacado,
- TodoDia,
- Sam’s Club e postos de combustíveis.
Na época, com a integração, o Carrefour Brasil anunciou um investimento adicional de R$ 2,1 bilhões para converter 124 lojas, de um total de 374 unidades, para as marcas próprias do grupo: Atacadão, Carrefour e Sam’s Club.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As mudanças foram estratégicas. De acordo com o portal Exame, todas as unidades Maxxi Atacado foram convertidas em Atacadão. Enquanto isso as lojas BIG e BIG Bompreço passaram a operar sob as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club.
O Sam’s Club, por sua vez, manteve seu modelo de clube de compras, com mais de 2 milhões de membros e forte apelo em produtos de marca própria.
Essa reestruturação consolidou o Carrefour como líder incontestável no varejo brasileiro. Com uma rede de mais de mil lojas físicas e atuação diversificada entre atacado, varejo e clube de compras.
Considerações finais
- Em resumo, a saída do Grupo BIG do Brasil marcou uma grande mudança no setor varejista, consolidando o Carrefour como líder do mercado.
- Com um investimento de R$ 7 bilhões, o Carrefour ampliou sua presença no país.
- Assim, incorporando marcas como BIG, BIG Bompreço, Maxxi Atacado e Sam’s Club.
- A estratégia fortaleceu o grupo em diferentes formatos de vendas, como atacado, varejo e clube de compras, ampliando sua rede para mais de mil lojas.
- Em suma, essa expansão reforça a posição do Carrefour entre as maiores empresas do Brasil.
Qual a maior varejista do Brasil?
O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Cielo, trouxe uma lista com as 10 gigantes do setor:
- 1) Carrefour: faturamento de 115,4 bilhões de reais
- 2) Assaí: faturamento de 72,8 bilhões de reais
- 3) Magazine Luiza: faturamento de 45,6 bilhões de reais
- 4) Grupo Casas Bahia: faturamento de 36,9 bilhões de reais
- 5) Raia Drogasil: faturamento de 36,3 bilhões de reais
- 6) Grupo Boticário: faturamento de 30,8 bilhões de reais
- 7) Grupo Mateus: faturamento de 25,3 bilhões de reais
- 8) GPA Alimentar: faturamento de 20,6 bilhões de reais
- 9) Natura&CO: faturamento de 18,7 bilhões de reais
- 10) Americanas: faturamento de 17,4 bilhões de reais
Confira mais notícias sobre atualidades clicando aqui.