Desde a última quinta-feira (09), o “Jornal da Cultura” deixou de ser transmitido no estado de Minas Gerais, sem qualquer aviso prévio aos telespectadores. A Rede Minas fazia a retransmissão do programa desde fevereiro do ano passado e mudou de estratégia, gerando polêmica com a decisão.
De acordo com o UOL Política, no lugar do “Jornal da Cultura” será exibido “Repórter Brasil”, telejornal gerado pela estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação), controlada pelo governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sérgio Fausto, comentarista do telejornal da TV Cultura, disse em entrevista ao UOL que a decisão foi política, já que desde o início do ano, Minas Gerais é governado por Fernando Pimentel, do PT. “Será que pelo fato do governo de Minas ser legitimamente governado por um político do PT?”, insinuou Sérgio.
O presidente da Rede Minas, Israel do Vale, afirma que a decisão foi técnica e tem relação com a falta de intercâmbio de conteúdos entre as emissoras. “A TV Brasil sempre foi mais permeável a conteúdos de outros estados. São raros os dias em que ela não leva ao ar nacionalmente uma ou mais reportagens produzidas pela Rede Minas. O Jornal da Cultura, de seu lado, é essencialmente paulistano”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE