CONFIRA!
Adeus: Rede gigante de supermercados se despede do Brasil para dar lojas ao Carrefour e Atacadão
14/09/2024 às 23h31
Rede de supermercados gigante chegou ao fim no Brasil e vendeu todas as suas 129 lojas ao Carrefour e ao Atacadão
Sem sombra de dúvidas, o mercado varejista é um dos mais rentáveis, bem como um dos que mais giram a economia do Brasil. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre o fim de uma grande rede de supermercados, que não conseguiu acompanhar os gigantes do setor e acabou deixando o país e entregando todas as suas lojas ao Carrefour e Atacadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Carrefour, que inclusive é o dono do Atacadão, entre outras marcas, tem se consolidado cada vez mais no país, sendo uma das maiores empresas no solo brasileiro. Recentemente, ambas as marcas ganharam novas unidades, no entanto, essa expansão se deu após uma rede gigantesca deixar o Brasil e entregar todas as suas lojas aos dois gigantes.
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Metrópoles’, em junho de 2023, o grupo que detém os supermercados concluiu oficialmente a conversão de lojas do Grupo Big, ex-Walmart, que havia sido comprado em 2021. No total, foram 129 unidades, onde 76 lojas foram para o Atacadão, outras 48 para o Carrefour e 5 para o Sam’s Club.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O negócio ambicioso do Carrefour teve um investimento avaliado em nada menos que R$ 1,9 bilhão. Para quem não está por dentro da situação, o Grupo Big usava os ativos do Walmart, que não conseguiu emplacar no Brasil. Original dos Estados Unidos, a rede deixou o país em 2019, após não atingir a meta esperada, não conseguindo competir com os gigantes brasileiros.
Mercado varejista
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) o maior rival do Carrefour e do Atacadão é o Assaí, que também figura com êxito na lista dos maiores do país. “Com a fatia de mercado maior que o dobro do concorrente e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazemos parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil”, destacou a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ranking, aparece ainda outro grupo de peso no setor. Este mês, o Supermercados BH, que é dono de 279 lojas no estado de Minas, anunciou que também está se expandido em outros locais. Dessa forma, fortalecendo cada vez mais o mercado do varejo no Brasil, apesar das crises e de diversos fechamentos nos últimos anos.
O que aconteceu com o Walmart?
Em 1995, surgiu a primeira unidade no Brasil, trazendo grandes projeções, já que, em outros países, a marca monopoliza o varejo. Segundo a revista Veja, depois de anos de tentativa, eles acabaram perdendo a chance contra outras empresas e decidiram abandonar o mercado nacional.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado sobre o 13º salário do INSS a aposentados em 2025 chega voando a idosos 60+ em dezembro
● Adeus IPVA, isenção colossal e 2 benefícios: Idosos 60+ ganham pacotão com 4 presentes
● IPTU, IPVA e até imposto de renda: Idosos 60+ garantem 3 isenções salvadoras em 2025
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.