Supermercados enfrentam desafios em meio à crise econômica, como a diminuição da renda dos consumidores e dívidas altas
Existem várias redes de supermercado no Brasil, incluindo grandes empresas nacionais e franquias internacionais. Algumas das maiores redes são o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Dia Brasil e Big. Cada rede tem suas próprias características e estratégias de vendas para atender às necessidades dos clientes.
Durante a pandemia de Covid-19, os supermercados continuaram a funcionar, pois conseguiram se adaptar rapidamente às mudanças e manter suas operações em funcionamento. Mesmo diante das restrições de distanciamento social e medidas de segurança adicionais, os supermercados conseguiram continuar oferecendo produtos essenciais aos clientes. Além disso, muitos supermercados investiram em novas tecnologias e serviços para facilitar as compras dos clientes, como entregas em domicílio e compras online.
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Consumidores com renda comprometida
O setor de supermercados e atacarejos, que se manteve forte durante a pandemia, agora enfrenta um cenário difícil com consumidores com renda comprometida, inflação e dívidas elevadas.
As redes Carrefour Brasil e Assaí, por exemplo, sentiram os efeitos da situação. Com o Carrefour registrando prejuízo líquido de R$ 375 milhões devido a dívidas assumidas para adquirir o grupo BIG.
O CFO do Carrefour, Eric Alencar, informou que a empresa precisa renegociar R$ 13 bilhões em dívidas, mas que está confortável com o acesso a R$ 6,5 bilhões em crédito rotativo, que foi facilitado pela matriz do grupo na França.
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A empresa enfrenta desafios com a busca por expansão acelerada quando os juros eram mais baixos. Em um cenário de juros altos e inflação alimentar baixa, o CEO da empresa afirmou que as metas de crescimento podem ser reavaliadas e que está renegociando dívidas e buscando alternativas para lidar com a situação.
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Quais empresas compõem o Grupo Carrefour?
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