RedeTV! fecha com a CNN para lançamento de canal de notícias no Brasil
24/03/2017 às 9h35
RedeTV! e CNN estão juntas na empreitada de lançar um canal CNN em português.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal americano está em avançado processo de parceria com a RedeTV!, para o lançamento de um canal de notícias no Brasil. As negociações, como informa a jornalista Cristina Padiglione, se arrastam, com êxito, desde o ano passado.
Na verdade, a intenção da Rede CNN de lançar-se por aqui é antiga. Há pelo menos 20 anos se fala nisso, mas sempre faltou um parceiro disposto a bancar a iniciativa. Ela até chegou a produzir um site de notícias em português há cerca de 15 anos, mas não se sustentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No acordo, a RedeTV! pagará uma espécie de royalty pelo uso da grife CNN, além de se obrigar a atender aos padrões de jornalismo da marca original. Toda a negociação foi tratada entre a Turner dos Estados Unidos e a brasileira, sem interferência do escritório da Turner no Brasil.
No entanto, quem mais pode se dar mal nisso tudo é a RedeTV!. Isto porque o canal de Amilcare Dalevo e Marcelo de Carvalho terá que pagar os custos do uso do nome CNN e investir em equipe e instalações, esperando pagar a conta com a venda de anúncios da programação do novo canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas até esse rendimento prevê uma fatia aos donos da marca. O objetivo maior, na verdade, nem é o lucro, mas a possibilidade de ganhar respeito e agregar valor ao grupo, cujo canal aberto ainda depende da venda de espaço a igrejas para que a conta feche.
Em um passado recente, esta mesma RedeTV! atrasava o pagamento de seus funcionários e conseguiu perder com isso seu principal produto, o “Pânico”. Hoje, a situação já está sob controle. Além do quê, não se pode negar que as instalações da emissora em sua sede, em Osasco, atendem aos preceitos mais modernos do que há em tecnologia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner rejeita Tralli no JN, baixa ordem e Globo define alvo para o lugar
● Apresentador demitido de rival da Globo humilhantemente é flagrado fazendo súplica no metrô no meio da noite
● Silvia Abravanel na Record, Sabrina Sato no SBT e Márcio Garcia combatendo Portiolli: 3 viradas da TV em 2024
Agora, a expectativa é que uma CNN falada na língua local e focada no Brasil gere mais interesse do público, visto que as versões internacionais não pegaram no público.
Autor(a):
Vinícius Vieira
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.