EXCELENTE!
Brasileiros em festa: Regra do INSS em vigor garante aposentadoria especial aos 55 anos em 3 passos em 2024
01/09/2024 às 18h05
Milhares de trabalhadores em plena êxtase após o Instituto Nacional do Seguro Social liberar aposentadoria aos 55 anos; confira agora os detalhes
Chegar na idade da aposentadoria é uma das grandes realizações para milhões de brasileiros. Afinal, depois de tanto ‘ralar’, a grande expectativa é curtir a terceira idade com mais folga em todos os aspectos, inclusive, com boas reservas financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E claro, que quando se trata desse assunto, a idade é o que mais conta para que esse benefício chegue. Portanto, dessa vez, falaremos sobre algumas regras do INSS em vigor que garante aposentadoria especial aos 55 em 3 passos.
Acontece que o INSS divulgou algumas dicas para trabalhadores rurais, que poderão conseguir a tão sonhada aposentadoria antes mesmo do prazo estipulado. De acordo com o Ministério da Previdência Social, somente os trabalhadores, que totalizam um número de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente, futuramente dependerão do amparo do órgão, mas isso só poderá acontecer com o cumprimento de algumas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Globo, esse setor é dividido entre empregados, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos e segurados especiais. Em 2024, a liberação da aposentadoria para esses grupos vem sendo mantida da mesma forma que já acontecia antes.
Mas para que o cidadão possa ter acesso ao benefício, o segurado precisará constar 15 anos de trabalho rural, além isso, para mulheres agricultoras, será necessário a idade de 55 anos, enquanto o homem deverá ter 60 anos. Na alteração da Reforma Previdenciária, surpreendentemente, não houve mudança nos requisitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso algumas funções ainda seguem tendo direito ao salário vitalício, como:
- Empregados;
- Contribuintes individuais;
- Diaristas na agricultura;
- Pecuária ou pesca;
- Trabalhadores avulsos;
- Segurados especiais;
- Agricultores e pescadores artesanais;
- Extrativistas vegetais;
- Indígenas e quilombolas.
Todavia, vae lembrar que para conseguir o benefício, é necessário cumprir a soma por idade e tempo que exerceu atividades. Ainda, é crucial a apresentação de documentos, ao deve estar incluso a escritura da terra ao qual trabalhou, além de também contar com testemunhas para a comprovação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentados soltam fogos com nova informação da antecipação do 13º salário do INSS em 2 passos
● 14º salário do INSS tem decisão final cravada em anúncio do Senado
● Fim da idade mínima no INSS: Nova lei em 2024 revoluciona aposentadoria no Brasil
Dessa forma, de acordo com o INSS, a aposentadoria poderá ser solicitada em 3 passos:
1 – Aplicativo do Meu INSS
2 – Site oficial do INSS ou pelo telefone 135
3 – Central de atendimento
Vale destacar que, para algumas pessoas, poderá haver a necessidade de um advogado trabalhista para o caso em questão.
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: