Regras do INSS chegam com tabela atualizada PARA aposentadoria
O INSS, em suma, se trata de uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com direito a uma nova idade mínima, neste sábado (3), vocês irão conferir tudo sobre as regras do INSS que chegam com a tabela atualizada em aposentadoria por tempo de contribuição. As informações são do portal Agência Gov.
Conforme foi divulgado pela fonte, os trabalhadores e trabalhadoras que estão próximos de se aposentar devem ficar atentos às regras previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019. O fato é que algumas delas passam por ajustes todos os anos. Desde 1º de janeiro de 2024, as normas para professores e por tempo de contribuição foram alteradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, com a aprovação da Reforma da Previdência, em novembro de 2023, também houve alterações do Regime Geral do setor privado e dos servidores públicos federais. Para quem já está aposentado não haverá nenhuma muda, nem para quem já reuniu os requisitos para se aposentar.
No que diz respeito a regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, conforme foi divulgado, fica assegurado o direito à aposentadoria quando forem preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos de contribuição, para os homens. O somatório da idade e do tempo de contribuição, incluídas as frações, equivalente a 91 pontos, se mulher, e 101 pontos, se homem.
Assim, com a mudança, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 84.720: Novo decreto obriga INSS a liberar extra à lista de aposentados em 2 passos
● Lula ciente: INSS emite 4 alertas de FIM de benefício para pensionistas e mudança na lei para 2025
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fica garantido o direito à aposentadoria quando o segurado preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos de contribuição, se homem; e idade de 58 anos e 6 meses, se mulher, e 63 anos e 6 meses, se homem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se aposentar pelo INSS?
Confira a seguir sobre como solicitar aposentadoria por tempo de contribuição pelo INSS:
- acesse o portal MEU INSS;
- Clique no botão “Novo pedido”;
- Digite o seguinte termo na busca: “aposentadoria por tempo”;
- Uma lista vai aparecer. …
- Veja o texto que aparece e, a partir desse passo, é só seguir as demais instruções.