Fim do benefício: Regras do INSS em vigor em 2024 chega com 7 atitudes para CANCELAMENTO de aposentadoria
16/04/2024 às 0h42
Veja algumas atitudes da nova regra do Instituto Nacional do Seguro Social que crava cancelamento da aposentadoria
Claro que para manter a sua aposentadoria do INSS em dia, válida e com pagamento normal, é necessário que as pessoas entendam algumas regras para isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para conseguir manter a aposentadoria do INSS em dia, vocês não podem ter algumas atitudes cruciais para o cancelamento.
Segundo informações do portal Jornal de Franca, suspensão ou cancelamento da aposentadoria pode ocorrer por uma série de razões, que muitas vezes são desconhecidas pelo beneficiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre elas, destacam-se algumas situações específicas. Conheça os motivos principais para que você não tenha risco de ter o benefício cancelado.
Motivos de cancelamento
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Irregularidades no benefício: a ausência de documentação adequada, fraudes ou apresentação de documentos falsos pode resultar na suspensão do benefício.
Condenação à prisão: caso o aposentado passe por condenação e prisão, os pagamentos podem ser temporariamente suspensos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: INSS libera mais de R$2BI pra salvar 230M de aposentados e pensionistas
● R$8 mil: Reajuste no INSS chega para 2025 e novos valores dos salários faz aposentados vibrarem hoje (29)
● Comunicado do Senado desvenda se o 14º salário do INSS será pago a aposentados em dezembro de 2024
Inatividade financeira: se o beneficiário não movimentar seu benefício por dois meses consecutivos, isso pode levar à suspensão do pagamento.
Retorno ao trabalho: beneficiários aposentados por invalidez que retornam ao mercado de trabalho podem ter seu benefício suspenso.
Ausência em perícias médicas: a falta em exames periciais para confirmar a invalidez pode causar a suspensão do benefício.
Trabalho em atividades nocivas: aposentados por invalidez que voltam a trabalhar em condições prejudiciais à saúde têm o benefício suspenso.
Falha na comprovação de vida: a não realização da comprovação de vida anual é um motivo comum para a suspensão dos pagamentos.
A saber, na ocorrência de uma suspensão ou cancelamento, o primeiro passo é entender o motivo específico que afetou o benefício.
Mantenha todos os documentos atualizados e em ordem;
Evite qualquer tipo de atividade que possa ser considerada fraude;
Comprove a vida dentro do prazo estipulado pelo INSS;
Preste atenção às regras de aposentadoria por invalidez;
Por fim, consulte um advogado especializado em direito previdenciário se enfrentar problemas com seu benefício.
COMO VER MEU BENEFÍCIO DO INSS?
A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]