ALERTA! Regras do INSS entraram em vigor agora em 2023 e fim de idade mínima em uma aposentadoria está deixando muitos animados
As mudanças nas regras do INSS que entraram em vigor em 2023 trouxeram uma notícia incrível para muitos segurados. A eliminação da idade mínima em aposentadoria está deixando uma parcela de pessoas extremamente contentes com decisão.
Novas regras: INSS acaba de confirmar mudança drástica em benefício e notícia cai como presente
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REGRAS
As mudanças nas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a aposentadoria por invalidez, que entraram em vigor em 2023, trouxeram uma notícia surpreendente à todos os beneficiários.
Vale ressaltar que existe um grupo que recebe a aposentadoria por invalidez de forma temporária, devido a condições de saúde que podem melhorar com o tempo.
Por outro lado, aqueles que enfrentam limitações permanentes e incapacitantes têm direito a essa aposentadoria de forma vitalícia, já que não podem retornar ao trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor desse benefício é baseado no salário mínimo em vigor. De acordo com o Jornal Contábil, os beneficiários recebem R$ 1.320 por mês. No entanto, existem projeções para 2024 que indicam que esse valor pode aumentar para R$ 1.421.
Para solicitar a aposentadoria por invalidez, os segurados podem fazer o pedido de forma online, pelo “Meu INSS”, ou podem entrar em contato com o INSS pelo telefone 135.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qualquer pessoa que esteja permanentemente incapaz de exercer suas atividades profissionais, seja por causa de doenças ou acidentes, tem direito a solicitar a aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria IMEDIATA pelo INSS, regras na mesa em 2023: Lista de doenças acaba de ser atualizada
Qual é o critério para solicitar aposentadoria por invalidez?
Ainda segundo o Jornal, esse benefício não é condicionado ao tempo de contribuição ou à idade do segurado, mas existem critérios a serem atendidos para conseguir o benefício. Vale reforçar que as informações são referentes apenas à aposentadoria por invalidez.
Alguns desses requisitos incluem a necessidade de um período mínimo de 12 contribuições mensais, sujeito à avaliação médica do INSS em situações excepcionais. Além disso, é preciso passar por uma avaliação pericial que comprove a incapacidade permanente para o trabalho e manter a qualidade de segurado, ou seja, estar em dia com as contribuições previdenciárias quando ocorre a incapacidade.
É importante ressaltar que doenças diagnosticadas antes da afiliação ao regime previdenciário não dão direito à aposentadoria por invalidez.