Urgente

Aposentadoria garantida às pressas, regras do INSS na mesa: Como adiantar o tão sonhado descanso em 6 passos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS e o tão sonhado descanso em apenas 6 passos - (Reprodução Internet)

6 passos para adiantar processo de aposentadoria do INSS

A aposentadoria do INSS além de burocrática tem uma longa fila de espera para analise, o que aumenta ainda mais a necessidade de adiantar o benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão demora aproximadamente 90 dias para realizar a analise de cada aposentadoria, porém em alguns lugares do Brasil, existem pedidos parados por até 18 meses.

No entanto, para que isso não ocorra o portal de especialistas em direito trabalhista da Ingrácio Advocacia advertem que existem formas de adiantar essa análise e se prevenir dos possíveis erros do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO ADIANTAR A APOSENTADORIA?

O primeiro passo é separar a documentação para adiantar a aposentadoria. Para que o benefício seja garantido é necessário comprovar todas as contribuições realizadas para o Instituto.

Incluir uma inicial Administrativa no pedido. Um grande erro é protocolar toda a documentação previdenciária sem detalhar para o INSS quais são todos os direitos possuídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso não apenas favorece análises erradas feitas pelo INSS, como também poderá atrasar o seu processo administrativo previdenciário.

Atualizar o CNIS antes de tentar adiantar sua aposentadoria. A fim de evitar problemas quando solicitado o benefício, é de suma importância manter o cadastro atualizado, se necessário solicite o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e verifique se todos os dados estão corretos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faça o agendamento corretamente no INSS. Desde o ano de 2018 é possível realizar o requerimento de aposentadoria de forma online através do aplicativo Meu INSS e verificar toda documentação específica necessária para dar entrada no benefício e acompanhar o mesmo pelo site.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Faça um Mandado de Segurança para adiantar o processo no INSS. Para que o INSS cumpra o prazo de 90 dias de análise, existe uma medida judicial que obriga o órgão a obedecer esse prazo que se chama mandado de segurança.

O mandado de segurança protege o cidadão. Faz com que os seus direitos não sejam violados. Portanto, essa medida exigirá que o INSS responda seu pedido em 30 dias, no máximo.

Confira os cálculos apresentados pelo INSS. Em caso de possível negação do INSS, conferir os cálculos ou pedir cópia do processo administrativo o solicitante consegue visualizar o que o órgão negou, concedeu ou nem analisou.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile