ALERTA!

Novas regras do INSS e adeus idade mínima: Aposentadoria por contribuição tem tabela atualizada em 2024

30/04/2024 às 23h09

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei do INSS antecipa benefícios - Foto: Montagem

Notícia importante para milhares de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal de contas, a autarquia é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas e outra gama de benefícios aos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano de 2024, assim como já é de praxe em cada novo período, o órgão passou por algumas modificações que são de suma importância aos beneficiários. As novas regras chegaram para o enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e garantia da viabilidade do sistema previdenciário.

Se tratando das novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é válido dizer que houve mudanças significativas. E é importante destacar que, aqueles que possuem muitos anos de contribuição, podem dar adeus a idade mínima e correr para o abraço da aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Aplicativo do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Acontece que, de acordo com o portal Ingrácio Advocacia, a modalidade de contribuição sofreu mudanças em algumas regras de transição para os segurados que não faltavam pouco para atingir todos os requisitos exigidos até 13/11/2019, data da Reforma da Previdência.

Dessa forma, analisando os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição, é válido dizer que, atualmente, ela é uma possibilidade para mulheres que possuem mais de 30 anos de contribuição e homens acima de 35 anos de contribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idoso com dinheiro (Foto: Reprodução - FDR)
Idoso com dinheiro (Foto: Reprodução – FDR)

Também conhecida como aposentadoria por tempo de serviço, ela foi uma das que mais sofreu com regras em 2019, diante o vigor da Reforma. Em 2024, a fórmula 86/96 é uma alternativa ao Fator Previdenciário. Soma-se, em anos, a idade ao tempo de contribuição do segurado. Caso homem, é necessário 96 de soma, no mínimo. Se mulher, exige-se 86 de soma.

NOVAS REGRAS APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homem

  • Mínimo de 35 anos de contribuição;
  • Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 96;
  • Não há idade mínima;
  • Mínimo de 180 meses de carência.

Mulher

  • Mínimo de 30 anos de contribuição;
  • Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 86;
  • Não há idade mínima;
  • Mínimo de 180 meses de carência.
INSS / Pessoa sacando dinheiro - Montagem TVFOCO
INSS / Pessoa sacando dinheiro – Montagem TVFOCO

O que é e para que serve o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.

abono inss
aposentadoria INSS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.