Notícia importante para milhares de beneficiários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal de contas, a autarquia é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas e outra gama de benefícios aos brasileiros.
Neste ano de 2024, assim como já é de praxe em cada novo período, o órgão passou por algumas modificações que são de suma importância aos beneficiários. As novas regras chegaram para o enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e garantia da viabilidade do sistema previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se tratando das novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é válido dizer que houve mudanças significativas. E é importante destacar que, aqueles que possuem muitos anos de contribuição, podem dar adeus a idade mínima e correr para o abraço da aposentadoria.
Acontece que, de acordo com o portal Ingrácio Advocacia, a modalidade de contribuição sofreu mudanças em algumas regras de transição para os segurados que não faltavam pouco para atingir todos os requisitos exigidos até 13/11/2019, data da Reforma da Previdência.
Dessa forma, analisando os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição, é válido dizer que, atualmente, ela é uma possibilidade para mulheres que possuem mais de 30 anos de contribuição e homens acima de 35 anos de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também conhecida como aposentadoria por tempo de serviço, ela foi uma das que mais sofreu com regras em 2019, diante o vigor da Reforma. Em 2024, a fórmula 86/96 é uma alternativa ao Fator Previdenciário. Soma-se, em anos, a idade ao tempo de contribuição do segurado. Caso homem, é necessário 96 de soma, no mínimo. Se mulher, exige-se 86 de soma.
NOVAS REGRAS APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Homem
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mínimo de 35 anos de contribuição;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 96;
- Não há idade mínima;
- Mínimo de 180 meses de carência.
Mulher
- Mínimo de 30 anos de contribuição;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 86;
- Não há idade mínima;
- Mínimo de 180 meses de carência.
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um órgão do Governo Federal responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios, como auxílio-doença, o salário-maternidade e o auxílio-reclusão, por exemplo, além da pensão por morte.