Televisão é uma ótima forma de entretenimento, assistir a um bom programa é ótimo. Mas, ver o seu artista favorito performando nela é ainda melhor. Porém, o que fazer quando essa expectativa é frustrada?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este especial elaborado pelo TV Foco mostrará ás vezes em que grandes cantores da nossa mídia foram simplesmente vetados nas emissoras. Esses acontecimentos desagradáveis revoltaram os telespectadores que detonaram a Globo e Record TV por suas condutas repressivas. Foi o caso recente da cantora IZA, do funkeiro MC G15, da sertaneja Simone e da diva Ivete Sangalo.
Venha conferir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IZA
Há pouco tempo a cantora Iza, que está conquistando o Brasil, com a sua música foi convidada para o programa de Sabrina Sato na Record. Na ocasião, Iza cantou no palco da atração da emissora a música Ginga, um de suas maiores sucessos. Acontece que um dos trechos da música que diz “Fé na sua mandinga”, que de alguma forma faz alusão à religião do candomblé, simplesmente foi cortado da canção.
O mesmo aconteceu quando Iza se apresentou no talk show de Fabio Porchat. Vale lembrar que a Record é liderada pelo bispo Edir Macedo, líder religioso da igreja Universal do Reino de Deus. Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IVETE SANGALO
No entanto, como no caso de Iza, essa não foi a primeira vez que a Record censurou uma apresentação por conta de letras que remetem ao candomblé. No ano de 2001, a cantora Ivete Sangalo dominava o Brasil com o seu hit Festa, certa vez a diva teve sua participação no programa É Show de Adriane Galisteu cancelada.
Tudo porque a produção da atração pediu que Ivete não cantasse seu sucesso graças ao trecho: “Mãe Preta mandou avisar“, além das menções a outras características da cultura e religiões africanas. Naquela época, a gravadora Universal não acatou a ordem da emissora e por isso Ivete não se apresentou na Record.
+ Grávidas de 2018: saiba quem são as mamães famosas que darão à luz
MC G15
O funkeiro conquistou o nosso país com o sucesso Deu Onda, todavia a letra da música é um tanto quanto polêmica. Já que o gênero funk é geralmente hostilizado por parte dos brasileiros, além disso, a canção faz menção direta ao sexo e também a droga ilícita que é a maconha. Convidado a performar no palco de Fausto Silva na Globo, MC G15 teve que fazer adaptações para que as pessoas o vissem na tevê brasileira em pleno domingo.
Em alguns momentos, a plateia cantava as partes proibidonas de Deu Onda. Confira:
SIMONE
Já o caso da sertaneja Simone, que faz dupla com sua irmã Simaria, foi diferente dos outros aqui mostrados. A cantora fez uma revelação em uma entrevista ao jornalista Leo Dias, ao ser questionada se ela já foi repreendida na TV, Simone foi sincera e abriu o jogo.
“Sim, uma vez no programa do Bial, nos orientaram a fazer uma entrevista mais séria, pois era um público mais velho. No meio da entrevista eu falei que estava me sentindo desconfortável porque eu não estava podendo ser eu mesma. Aí ele falou que eu tinha que ser como eu sou de verdade. A entrevista rolou, foi maravilhosa”, relatou. Graças a esse conselho do apresentador o público assistiu esse momento icônico na Globo. Veja: