População terá acesso a medicamentos EXTREMAMENTE necessários, de graça, e você precisa saber se tem direito
Muitos que tomam medicamentos com frequência, controlados ou não, sabem o quanto alguns deles são extremamente caros para muitos. Inclusive, tem muita gente que sofre por não conseguir desembolsar o valor necessário para a aquisição dos mesmos.
Pensando nisso, o Governo Federal, sob a gestão de Lula (PT) está trabalhando em prol de novas propostas para auxiliar as pessoas. E uma dessas medidas é justamente a volta de um programa que sempre garantiu esses medicamentos de forma gratuita ou com descontos bem expressivos em cima do valor do medicamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona esse programa?
Segundo o portal Pronatec, o programa em questão é o Farmácia Popular, que na verdade, já existia há um bom tempo, porém, esteve suspenso durante o antigo governo, considerando a ausência de recursos destinados ao programa e à oferta de medicamentos gratuitos.
Assim sendo, com a volta de Lula na presidência, em seu terceiro mandato, foi anunciado recentemente a volta do Farmácia Popular. Ao todo, são mais de 40 medicamentos disponibilizados, considerando também o uso contínuo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora os gratuitos, o programa também possibilita obter grandes descontos em farmácias locais que contam com o selo do Farmácia Popular, ou ultrapopular. A volta do programa chamou a atenção dos cidadãos.
Conseguinte às informações propostas, como mencionado algumas vezes, o Farmácia Popular garante mais de 40 medicamentos de forma completamente gratuita. Contudo, para que seja possível ter acesso à gratuidade, é preciso contar com algumas condições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito a esses medicamentos?
Segundo às normas impostas pelo Governo Federal, os medicamentos gratuitos estão disponíveis para os cidadãos locais em situação de vulnerabilidade financeira/econômica.
Sendo assim, a concessão dos medicamentos gratuitos está destinada, atualmente, para quem está inscrito no Bolsa Família.
Ainda é importante ressaltar que os inscritos devem estar com os dados devidamente atualizados no sistema do CadÚnico (Cadastro Único), o banco de dados do Governo Federal*SAIBAMAIS*
Em contrapartida, aqueles que estiverem de fora do Bolsa também poderão contar com os demais descontos. Os medicamentos gratuitos deverão começar a serem distribuídos gradativamente, onde a disponibilidade poderá variar de local para local.
Assim, é importante que os interessados informem-se no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) local para garantir a oferta dos medicamentos supracitados.