PRIMEIRO CAPÍTULO

Com personagem inédita, cena sangrenta e mocinha trancafiada em casa, Renascer anima a Globo com audiência nas alturas

22/01/2024 às 23h19

Por: Diego Laureano
Cândida, José Inocêncio e Santinha em Renascer (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)
Cândida, José Inocêncio e Santinha em Renascer (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

Renascer substituiu Terra e Paixão

A trama escrita por Walcyr Carrasco entregou a audiência nas alturas para o remake de Renascer. Terra e Paixão marcou 31.4 pontos no capítulo final e com isso ajudou o remake assinado por Bruno Luperi a fazer uma linda estreia.

A trama registrou 26.0 pontos no Ibope da Grande São Paulo com picos de 27.9 pontos. Os dados são prévios, onde o consolidado será revelado na manhã de terça-feira (23).

SAIBA MAIS! De infarto fulminante à câncer: A perda irreparável de 7 estrelas de Renascer, fenômeno da Globo

O primeiro capítulo da obra original escrita por Benedito Ruy Barbosa manteve a violência gráfica que chocou o público em 1993. A Globo optou por mais uma vez mostrar o protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão) pendurado de cabeça para baixo em uma árvore e completamente esfolado vivo.

Essa sequência provocou pesadelos na primeira versão. José Inocêncio acabou ficando entre a vida e a morte por causa dos capangas do coronel Firmino (Enrique Diáz), logo após fincar o seu facão aos pés do Jequitibá-Rei.

O protagonista da novela das nove da Globo fez um pacto com a árvore, de quem não haveria de “morrer de morte matada ou morrida” enquanto a lâmina seguisse na terra.

Ele foi salvo pelo mascate Rachid (Gabriel Sater), que costurou a pele do rapaz de volta ao corpo com a ajuda de uma agulha comum. Com milhares de capítulos pela frente, Bruno Luperi precisou mexer nos roteiros da obra original do avô.

José Inocêncio (Humberto Carrão) no remake de Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

José Inocêncio (Humberto Carrão) no remake de Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

CRIOU PERSONAGEM INÉDITA…

Sendo assim uma personagem inédita teve uma marcante participação na trama. Cândida (Maria Fernanda Cândido), não existia na versão original.

Cândida foi criada especialmente para o remake de Renascer. E mesmo que a participação de Maria Fernanda Cândida já tenha encerrado nesta segunda (22), a fazendeira foi responsável por transformar José Inocêncio em um produtor de cacau, ao aceitar lhe vender a fazenda à beira da falência.

Cândida (Maria Fernanda Cândido) em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Cândida (Maria Fernanda Cândido) em Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Santinha (Duda Santos) é a mocinha que vive trancafiada em casa, presa nas garras do ciumento pai, Venâncio (Fábio Lago), capataz do coronel Belarmino (Antonio Calloni).

A jovem também sofre com a submissão da mãe, Quitéria (Belize Pombal). Após muita insistência, Santinha conseguiu a autorização do pai para acompanhar o cortejo do Bumba Meu Boi na região.

Foi durante a festa que ela ficou cara a cara com o personagem de Humberto Carrão. Os dois se apaixonarão e viverão uma tragédia após se casarem. A mocinha irá morrer no parto do quarto filho, provocando uma reviravolta e passando o bastão para a segunda fase de Renascer.

Maria Santa (Duda Santos) em cena da novela Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

Maria Santa (Duda Santos) em cena da novela Renascer (Foto: Reprodução / Globo)

QUAL FOI O IBOPE DA NOVELA NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)?

GLOBO

  • RENASCER: 26.0

RECORD

  • JEZABEL: 4.5

SBT

  • A INFÂNCIA DE ROMEU E JULIETA: 3.6

BAND

  • MELHOR DA NOITE: 1.4

Cada ponto equivale a 76.577 domicílios ou 205.377 indivíduos de acordo com dados divulgados pela Kantar Ibope. A audiência desta segunda-feira (22) de Renascer, são dados prévios de acordo com fontes exclusivas obtidas pelo TV FOCO.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

renascer
Renascer 2023
Renascer remake
Renascer resumo

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.