Confira nesta matéria tudo sobre o que Renata Vasconcellos cravou no Jornal Nacional sobre o triste fim de estação de metrô gigantesca no Rio de Janeiro
Vale dizer que, a estação do Metrô do Rio de Janeiro é uma das maiores no Brasil, sendo diariamente usada por milhões de fluminenses. Dessa vez, por exemplo, iremos falar de uma notícia cravada por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional sobre o triste fim de uma estação de metrô gigantesca no Rio de Janeiro. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto, além de atualizações surpreendentes.
Bom, na edição do Jornal Nacional do dia 05/03/2024, Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, da Globo, confirmou o triste fim de uma estação de Metrô do Rio. Segundo o que foi divulgado no noticiário da noite na emissora, a obra do metrô que deveria ter sido entregue como legado da Rio 2016 está parada há 9 anos, com a estação abandonada pelo governo do estado.
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Renata explicou a decadência do abandono da estação e o que levou a obra a princípio. “A obra de uma estação de metrô que deveria ter sido entregue como legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 está parada há nove anos. O que era para ser uma solução para melhorar o transporte de massa e desafogar o trânsito virou um monumento ao desperdício de dinheiro público”, pontuou.
“A construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que liga Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, começou em 2010, como uma promessa olímpica. Uma obra de mais de R$ 9 bilhões”, noticiou no Jornal Nacional.
Sobre o motivo que levou a interrupção da obra, foi destacado que: “O projeto foi interrompido depois que dois grandes buracos com 50 m de profundidade já haviam sido escavados. Também estavam em andamento as construções de uma plataforma de passageiros e dois túneis ligando a estação ao Leblon e à Rocinha”, disse.
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“Um equipamento importado da Alemanha conhecido como “tatuzão”, usado para abrir caminho na rocha, foi abandonado debaixo da terra”, explicou. Por fim, ainda foi noticiado que de acordo com o governo do estado do Rio, as negociações para retomada das obras devem ser concluídas nos próximos dias.
“O Tribunal de Contas do estado declarou que vai dar tratamento prioritário à proposta quando ela chegar. A Procuradoria-Geral do estado declarou que não se manifesta fora do processo. O Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou que um termo de ajustamento de conduta está em elaboração para que a Linha 4 do metrô entre em operação”, finalizou.
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Após atualizações, em 2026, os fluminenses poderão comemorar
Além disso, segundo o ‘G1’, o secretário de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, Washington Reis, afirmou no dia 08 de maio, que as obras para a conclusão da Estação Gávea do metrô do RJ seriam retomadas ainda naquele mês. Segundo o secretário, a inauguração da nova estação deve ocorrer em junho de 2026. Washington espera realizar um grande evento para celebrar o fim da construção parada desde 2015 por suspeita de superfaturamento.
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Segundo os últimos dados do Tribunal de Contas do estado do Rio (TCE-RJ), de 2021, o prejuízo já superou R$ 3,7 bilhões. “Eu quero fazer uma grande festa lá, quero palanque. Não vai ter um show da Madonna, mas vai ser um grande evento. Eu creio que vamos entregar essa obra em 24 meses, bota junho de 2026”, prometeu Reis.
Qual o preço da passagem do Metrô no RJ em 2024?
A tarifa do Metrô do RJ sofreu mais um aumento neste ano de 2024, se mantendo a mais cara do país. De acordo com as informações disponibilizadas pelo portal oficial do ‘MetrôRio’, a Agetransp aprovou o novo valor para a passagem, que passa a ser de R$ 7,50.