Através do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos confirma proibição da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, acabou virando notícia no Jornal Nacional por conta de uma proibição inesperada. Renata Vasconcellos foi a responsável por expor o problema envolvendo o produto.
Para quem não conhece a Anvisa, ela é um órgão responsável por fiscalizar e garantir a qualidade dos produtos que são comercializados no Brasil. Tudo que pode oferecer risco a saúde é vetado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no dia 19 de abril de 2024, Renata Vasconcellos usou o espaço no Jornal Nacional para expor que a Anvisa optou por manter a suspensão contra cigarros eletrônicos.
“A Anvisa decidiu, por unanimidade, manter a proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. A decisão foi tomada depois de consulta pública e alerta dos médicos para os severos riscos à saúde.”, avisou Renata Vasconcellos.
CIGARROS ELETRÔNICOS
Eles se tornaram uma febre entre os jovens, principalmente adolescentes, desde que chegaram ao Brasil. Nos últimos anos eles se popularizaram ainda mais e se tornaram os queridinhos das festas. Mas, médicos sempre alertaram a Anvisa para o risco que esses cigarros eletrônicos podem oferecer a saúde e por esse motivo, a proibição segue mantida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tanto que na reportagem do Jornal Nacional, eles conversaram com a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, Margareth Dalcolmo, que fez questão de expor os riscos gravíssimos dos cigarros eletrônicos.
“O vício é muito grande e a concentração de nicotina é enorme, e a nicotina é uma substância altamente viciante. Nós sabemos o que eles contém. Então, nós sabemos que há substâncias que são causadoras das chamadas doenças pulmonares crônicas obstrutivas, como há substâncias como benzopireno e outras substâncias que são altamente cancerígenas. E nos cigarros eletrônicos, em todos esses dispositivos, nós sequer conhecemos a composição das centenas de substâncias químicas, eventualmente metais pesados, dos quais se compõem esses dispositivos”, destacou ela ao Jornal Nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
QUAIS OS TIPOS DE CIGARROS ELETRÔNICOS?
Segundo levantamento da Associação Médica Brasileira, os cigarros eletrônicos têm vários tipos, como: ENDS, e-cigarros, e-cigs, e-cigarettes, e-ciggy, e-hookahs, mods, vaping, vape pens, vapes e tank systems2.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE