Os âncoras do jornalístico paralisaram a exibição com uma notícia avassaladora do Banco Central e que atinge milhões de brasileiros em cheio
No Jornal Nacional desta terça-feira (23), William Bonner e Renata Vasconcellos paralisaram o jornalístico com uma notícia bombástica e do interesse de todos os brasileiros. Acontece que, ambos trouxeram à tona nada menos que o fim do real depois de 30 anos.
Vale dizer que, a criação do real se deu no ano de 1994 e foi vista por muita gente como uma certa revolução, uma vez que chegou para estancar uma das maiores crises inflacionárias que ocorria no país entre o fim dos anos 80 e início de 90. A partir de então, a atual moeda do Brasil passou a ser uma das queridinhas dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vão parar de circular”, iniciou Renata Vasconcellos no JN. Vale dizer que, a notícia exposta pela apresentadora se trata de um aviso do Banco Central e o que acontecerá com seu dinheiro. “As cédulas da primeira família do real, lançada há 30 anos, vão parar de circular, mas, ninguém precisa correr para trocar”, relatou a âncora.
Para quem ainda não sabe do que estamos falando, a grande realidade é que as primeiras notas de real emitidas no Brasil devem sair de circulação. A informação consta em uma instrução normativa publicada pelo Banco Central do Brasil (BC), com efeito para a chamada “primeira família do real”.
É importante frisar que, a orientação do BC é que os bancos recolham as cédulas antigas para que sejam substituídas por novas. Apesar da medida, as notas antigas não perdem validade e podem continuar sendo usadas normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, ainda de acordo com o BC e notícias divulgadas pelo G1, portal de notícias da Globo, as notas da primeira família do real de 1994 representam, nos dias de hoje, uma média de 3% do dinheiro em circulação.
DINHEIRO DIGITAL
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BC tem informado constantemente a respeito da chegada iminente do DREX, versão digital do papel moeda. Aliás, a autarquia emitiu uma nota falando da mudança. “O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas”, disse o BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Drex é uma versão digital do real, a moeda que todos nós conhecemos. Porém, com o ele, você não precisará mais lidar com notas e moedas físicas. Ele possui o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional, sendo regulado pelo Banco Central.
Qual era o nome do dinheiro antes do real?
Moedas do Brasil: cruzeiro novo (1967-1970); cruzeiro (1970-1986); cruzado (1986-1989); cruzado novo (1989-1990) e finalmente, o Real (1994).