SATUROU?
Renata Fan, Neto, Edu Guedes e Catia Fonseca: Band peca e acaba matando seus próprios programas
17/01/2023 às 14h48
Análise: emissora não consegue encontrar o equilíbrio para sair da monotonia
Apesar de estar investindo para virar uma verdadeira pedra no sapato do SBT, ao que parece, a Band não tem encontrado soluções para conseguir encaixar todas as suas estrelas na grade diária sem torná-la monótona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prova disso, é que quatro programas possuem formatos bem semelhantes, sendo que dois deles são idênticos. Nestes últimos, estamos falando de Renata Fan e Neto, com o Jogo Aberto e Donos da Bola, que abordam os mesmos assuntos todos os dias.
Apesar do segundo focar um pouco mais em campeonatos locais, alguns assuntos sempre acabam se repetindo. Para piorar a situação, um vai ao ar na sequência do outro, ou seja, não há um “descanso” do esporte na parte vespertina da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FUTEBOL ATRÁS DE FUTEBOL
Fato é que, não existe a menor condição da Band tirá-los do ar, afinal, Renata Fan e Neto atraem anunciantes importantíssimos à emissora, além de serem figuras bem populares. Em contrapartida, a monotonia tem feito a audiência dos dois programas caírem cada vez mais.
Se antes o Jogo Aberto brilhava acima dos 3 e era o programa que mais pontuava na parte da manhã/início da tarde, hoje, Renata Fan precisa se virar nos 30 para garantir que sua audiência seja maior que a de Neto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por incrível que pareça, de uns tempos para cá, Os Donos da Bola começou a ganhar mais público. Além de passar perto da loira diariamente, existem ocasiões em que Neto consegue até superá-la.
Os motivos para tal mudança são os mais variados, e vai desde o jeito explosivo do ex-jogador que acaba o tornando ainda mais popular, até o fato de muitos preferirem ligar a TV mais tarde, afinal, assistirá praticamente o mesmo assunto que foi ao ar mais cedo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Joel Datena faz milagre a frente do Brasil Urgente e mantém boa audiência na Band
● Band bate o martelo após demissão de Denílson e convoca substituto para ser novo parceiro de Renata Fan
● Oficial: Band confirma demissão de outra estrela do MasterChef e dá adeus à formação original do programa
De qualquer forma, ambos ainda cumprem a sua missão de ser uma pedra no sapato do SBT, e várias vezes já conseguiram tomar o terceiro lugar de Silvio Santos. Fato é que, neste caso, um espaçamento maior entre os dois programas poderia aproveitar ainda mais a imagem deles, que são bem conhecidos, além de crescer a audiência.
É MUITA COMIDA!
Indo pelo mesmo caminho, algo semelhante se repete com Edu Guedes e Catia Fonseca. Enquanto o primeiro foca em culinária no programa inteiro, a segunda separa uma boa parte do seu justamente para o mesmo assunto. Neste caso, o diferencial é que eles não são idênticos como os esportivos, então a solução pode ser mais fácil.
Catia Fonseca já é bastante conhecida por seus comentários icônicos sobre o mundo das celebridades, então a Band poderia muito bem deixá-la focada apenas neste assunto. Enquanto isso, Edu Guedes poderia ser a cara do canal para ensinar as receitas.
Uma opção menos radical seria ao menos diminuir o número de culinária no Melhor da Tarde, o que deixaria a programação menos saturada. A situação fica ainda pior quando o Masterchef está no ar e o canal foca no mesmo assunto nas três faixas horárias: manhã, tarde e noite.
A falta de novidade, sem dúvidas, tem se refletido na audiência. Enquanto Edu Guedes não consegue chegar nem a 1 de média, Catia Fonseca costuma ficar no máximo com 1,5.
Assim como Renata Fan e Neto, ambos são valiosíssimos ao canal, além de serem figuras populares que atraem muitos merchans. Sendo assim, os quatro têm algo em comum: todos poderiam ser melhores aproveitados caso a Band optasse por sair da “zona de conforto” com uma reformulação bem pensada.
Autor(a):
Bianca Santos
Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: [email protected]