SATUROU?

Renata Fan, Neto, Edu Guedes e Catia Fonseca: Band peca e acaba matando seus próprios programas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Fan, do Jogo Aberto, e Neto, de Os Donos da Bola (Montagem: TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Análise: emissora não consegue encontrar o equilíbrio para sair da monotonia

Apesar de estar investindo para virar uma verdadeira pedra no sapato do SBT, ao que parece, a Band não tem encontrado soluções para conseguir encaixar todas as suas estrelas na grade diária sem torná-la monótona. 

Prova disso, é que quatro programas possuem formatos bem semelhantes, sendo que dois deles são idênticos. Nestes últimos, estamos falando de Renata Fan e Neto, com o Jogo Aberto e Donos da Bola, que abordam os mesmos assuntos todos os dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do segundo focar um pouco mais em campeonatos locais, alguns assuntos sempre acabam se repetindo. Para piorar a situação, um vai ao ar na sequência do outro, ou seja, não há um “descanso” do esporte na parte vespertina da emissora.

Neto e Renata Fan – Foto: Montagem/TV Foco

FUTEBOL ATRÁS DE FUTEBOL

Fato é que, não existe a menor condição da Band tirá-los do ar, afinal, Renata Fan e Neto atraem anunciantes importantíssimos à emissora, além de serem figuras bem populares. Em contrapartida, a monotonia tem feito a audiência dos dois programas caírem cada vez mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se antes o Jogo Aberto brilhava acima dos 3 e era o programa que mais pontuava na parte da manhã/início da tarde, hoje, Renata Fan precisa se virar nos 30 para garantir que sua audiência seja maior que a de Neto.

Por incrível que pareça, de uns tempos para cá, Os Donos da Bola começou a ganhar mais público. Além de passar perto da loira diariamente, existem ocasiões em que Neto consegue até superá-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os motivos para tal mudança são os mais variados, e vai desde o jeito explosivo do ex-jogador que acaba o tornando ainda mais popular, até o fato de muitos preferirem ligar a TV mais tarde, afinal, assistirá praticamente o mesmo assunto que foi ao ar mais cedo.

De qualquer forma, ambos ainda cumprem a sua missão de ser uma pedra no sapato do SBT, e várias vezes já conseguiram tomar o terceiro lugar de Silvio Santos. Fato é que, neste caso, um espaçamento maior entre os dois programas poderia aproveitar ainda mais a imagem deles, que são bem conhecidos, além de crescer a audiência.

Craque Neto no comando do Donos da Bola – Foto: Reprodução/Band

É MUITA COMIDA!

Indo pelo mesmo caminho, algo semelhante se repete com Edu Guedes e Catia Fonseca. Enquanto o primeiro foca em culinária no programa inteiro, a segunda separa uma boa parte do seu justamente para o mesmo assunto. Neste caso, o diferencial é que eles não são idênticos como os esportivos, então a solução pode ser mais fácil.

Catia Fonseca já é bastante conhecida por seus comentários icônicos sobre o mundo das celebridades, então a Band poderia muito bem deixá-la focada apenas neste assunto. Enquanto isso, Edu Guedes poderia ser a cara do canal para ensinar as receitas.

Catia Fonseca e Edu Guedes (Reprodução: Band)

Uma opção menos radical seria ao menos diminuir o número de culinária no Melhor da Tarde, o que deixaria a programação menos saturada. A situação fica ainda pior quando o Masterchef está no ar e o canal foca no mesmo assunto nas três faixas horárias: manhã, tarde e noite.

A falta de novidade, sem dúvidas, tem se refletido na audiência. Enquanto Edu Guedes não consegue chegar nem a 1 de média, Catia Fonseca costuma ficar no máximo com 1,5.

Assim como Renata Fan e Neto, ambos são valiosíssimos ao canal, além de serem figuras populares que atraem muitos merchans. Sendo assim, os quatro têm algo em comum: todos poderiam ser melhores aproveitados caso a Band optasse por sair da “zona de conforto” com uma reformulação bem pensada.

Elenco do MasterChef Brasil se prepara para as temporadas de 2023. Crédito: Divulgação/Band

Autor(a):

Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: bianca.barbosa@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile