Análise: emissora não consegue encontrar o equilíbrio para sair da monotonia
Apesar de estar investindo para virar uma verdadeira pedra no sapato do SBT, ao que parece, a Band não tem encontrado soluções para conseguir encaixar todas as suas estrelas na grade diária sem torná-la monótona.
Prova disso, é que quatro programas possuem formatos bem semelhantes, sendo que dois deles são idênticos. Nestes últimos, estamos falando de Renata Fan e Neto, com o Jogo Aberto e Donos da Bola, que abordam os mesmos assuntos todos os dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do segundo focar um pouco mais em campeonatos locais, alguns assuntos sempre acabam se repetindo. Para piorar a situação, um vai ao ar na sequência do outro, ou seja, não há um “descanso” do esporte na parte vespertina da emissora.
FUTEBOL ATRÁS DE FUTEBOL
Fato é que, não existe a menor condição da Band tirá-los do ar, afinal, Renata Fan e Neto atraem anunciantes importantíssimos à emissora, além de serem figuras bem populares. Em contrapartida, a monotonia tem feito a audiência dos dois programas caírem cada vez mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se antes o Jogo Aberto brilhava acima dos 3 e era o programa que mais pontuava na parte da manhã/início da tarde, hoje, Renata Fan precisa se virar nos 30 para garantir que sua audiência seja maior que a de Neto.
Por incrível que pareça, de uns tempos para cá, Os Donos da Bola começou a ganhar mais público. Além de passar perto da loira diariamente, existem ocasiões em que Neto consegue até superá-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os motivos para tal mudança são os mais variados, e vai desde o jeito explosivo do ex-jogador que acaba o tornando ainda mais popular, até o fato de muitos preferirem ligar a TV mais tarde, afinal, assistirá praticamente o mesmo assunto que foi ao ar mais cedo.
De qualquer forma, ambos ainda cumprem a sua missão de ser uma pedra no sapato do SBT, e várias vezes já conseguiram tomar o terceiro lugar de Silvio Santos. Fato é que, neste caso, um espaçamento maior entre os dois programas poderia aproveitar ainda mais a imagem deles, que são bem conhecidos, além de crescer a audiência.
É MUITA COMIDA!
Indo pelo mesmo caminho, algo semelhante se repete com Edu Guedes e Catia Fonseca. Enquanto o primeiro foca em culinária no programa inteiro, a segunda separa uma boa parte do seu justamente para o mesmo assunto. Neste caso, o diferencial é que eles não são idênticos como os esportivos, então a solução pode ser mais fácil.
Catia Fonseca já é bastante conhecida por seus comentários icônicos sobre o mundo das celebridades, então a Band poderia muito bem deixá-la focada apenas neste assunto. Enquanto isso, Edu Guedes poderia ser a cara do canal para ensinar as receitas.
Uma opção menos radical seria ao menos diminuir o número de culinária no Melhor da Tarde, o que deixaria a programação menos saturada. A situação fica ainda pior quando o Masterchef está no ar e o canal foca no mesmo assunto nas três faixas horárias: manhã, tarde e noite.
A falta de novidade, sem dúvidas, tem se refletido na audiência. Enquanto Edu Guedes não consegue chegar nem a 1 de média, Catia Fonseca costuma ficar no máximo com 1,5.
Assim como Renata Fan e Neto, ambos são valiosíssimos ao canal, além de serem figuras populares que atraem muitos merchans. Sendo assim, os quatro têm algo em comum: todos poderiam ser melhores aproveitados caso a Band optasse por sair da “zona de conforto” com uma reformulação bem pensada.