URGENTE!

“Unanimidade”: Lo Prete confirma proibição da Anvisa e retirada urgente de produto popular dos jovens adultos

17/07/2024 às 11h01

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Anvisa e Renata Lo Prete no JG (Fotos: Reproduções / Globo)

No dia 19 de abril deste ano, Renata Lo Prete paralisou o Jornal da Globo com uma proibição da Anvisa, que atingiu a retirada urgente de um produto muito usado por jovens adultos. Nesta quarta-feira, 17, iremos relembrar a medida, que está em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, a apresentadora atualizou as informações sobre a proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil.

Nos últimos anos, os cigarros eletrônicos tornaram-se queridos entre jovens e até mesmo adultos. A preferência pelo produto se dá por conta das essências saboreadas, praticidade e até a falta do cheiro ruim do cigarro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2009, todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo os cigarros eletrônicos, são proibidos pela Anvisa, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46, de 28 de agosto de 2009.

Neste ano, começaram novas discussões sobre o assunto e a possível liberação dos cigarros eletrônicos no Brasil através de uma lei. Porém, em junho, o Senado votou a adiar a discussão sobre a (PL) 5.008/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Gomes (PL-TO), relator da proposta para liberação, alega que a regulamentação trará maior segurança para os consumidores ao legalizar e impor normas à venda de produtos atualmente distribuídos de forma ilegal ou de procedência desconhecida.

Mesmo com as discussões sobre a regulamentação da fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil, a Anvisa voltou a reforçar a proibição dos produtos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Durante o Jornal da Globo, Renata Lo Prete reforçou que a medida teve votação unanime e citou quatro alertas importantes para os consumidores devido ao risco do produto.

“Por unanimidade, a Anvisa manteve proibida importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos no país, os vapes. A agência numerou quatro pontos para sustentar a decisão”, disse a apresentadora.

  • Aumento do uso pelos jovens em países que os produtos foram liberados;
  • Potencial de dependência, já que o cigarro eletrônico carrega mais nicotina do que o cigarro;
  • Audiência de estudos sobre os riscos;
  • Impacto no controle do tabaco.

O uso do cigarro eletrônico também pode causar o câncer de pulmão e AVC, fatos que fizeram a medida da Anvisa continuar. Porém, mesmo com a proibição, o produto ainda é muito utilizado pelos brasileiros.

QUAL É O SALÁRIO DE RENATA LO PRETE?

No ano de 2012, Renata Lo Prete iniciou o seu contrato com a Globo, após passar pelas principais empresas jornalísticas.

Em pouco tempo, a apresentadora passou pelos principais telejornais. Já no ano de 2017, ela passou a comandar o Jornal da Globo.

Mas, afinal, qual é o salário dela? De acordo com o portal Fatos da TV, o salário da âncora entre R$ 300 a R$ 500 mil.

Anvisa
Renata Lo Prete

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.