Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, paralisa o noticiário para dar informações sobre o aumento de benefícios pagos pela Previdência Social. Em poucos anos, o número de pagamentos cresceu três vezes mais
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal. Responsável pelo repasse das aposentadorias e pensões e benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros. Recentemente, Renata Vasconcellos, cravou uma notícia surpreendente no Jornal Nacional, falando sobre um grande aumento na autarquia que afetou diretamente as aposentadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 1° de abril deste ano, Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, paralisou o noticiário com dados surpreendentes sobre o aumento de benefícios concedidos pelo INSS. “Um estudo sobre as contas da Previdência Social constatou que em 10 anos o número de benefícios pagos pelo INSS cresceu três vezes mais do que o de contribuintes”, disse a apresentadora.
Em seguida a reportagem mostrou que o levantamento, publicado pelo jornal ‘O Globo’, de 2012 a 2022, o número de contribuintes cresceu apenas 0,7% ao ano, enquanto isso, o número de benefícios concedidos pelo INSS cresceu cerca de 2,2% ao ano, ou seja, três vezes mais que o número de pessoas que contribuem com a Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o exposto pelo Jornal, da população economicamente ativa, de 129,5 milhões de pessoas, mais de 70,7 milhões não contribuíram para a Previdência. O economista Rogerio Nagamine, que foi subsecretario do Regime Geral da Previdência Social do Governo anterior, disse que o envelhecimento da população brasileira tem desequilibrado o sistema.
“A população idosa, de 60 anos ou mais de idade, cresce a um ritmo de quase 4% ao ano, enquanto a população com mais idade de trabalhar, dos 16 aos 59 anos, cresce a um ritmo abaixo de 1% ao ano. Por essa questão demográfica, eu diria que estruturalmente é natural esperar que o ritmo de crescimento dos benefícios seja sempre superior ao dos contribuintes.” diz Rogerio Nagamine, sobre as diferenças entre os benefícios e os contribuintes do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é e para que serve o INSS?
O INSS desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
A autarquia atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros. Oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE