Durante edição do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos deixou todos os aposentados e pensionistas do INSS em festa com confirmação de aumento
Em uma ação inesperada, Renata Vasconcellos interrompeu a programação ao vivo do Jornal Nacional para anunciar um aumento significativo nos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que já vinha sendo especulada ,impactará milhões de brasileiros que dependem dos benefícios previdenciários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A confirmação ao vivo no principal telejornal do país reflete a importância e a urgência do assunto, destacando a relevância das mudanças para os aposentados e pensionistas.
Durante edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 01 de abril desse ano, a âncora Renata Vasconcellos deixou todos felizes ao noticiar que “em 10 anos, número de benefícios pagos pelo INSS cresce três vezes mais do que o de contribuintes“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um estudo sobre a Previdência Social revelou que, em uma década, a quantidade de benefícios pagos pelo INSS aumentou três vezes mais do que a quantidade de contribuintes.
A pesquisa foi divulgada pelo jornal “O Globo”. O economista Rogério Nagamine, especialista em políticas públicas, analisou as contribuições e os pagamentos da previdência entre 2012 e 2022, utilizando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, e considerou aqueles que contribuíram pelo menos uma vez ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aumento
Enquanto o número de contribuintes para a previdência aumentou, em média, 0,7% ao ano, os pagamentos de benefícios, como aposentadorias e auxílios, aumentaram três vezes mais: uma média de 2,2% ao ano. Ou seja, as contribuições dos trabalhadores à previdência não acompanham o rápido crescimento dos pagamentos de benefícios.
O estudo mostrou que, dos 129 milhões de pessoas economicamente ativas, mais de 70 milhões não contribuíram para a previdência. Rogério Nagamine, ex-subsecretário do regime geral de Previdência Social, afirmou que o envelhecimento da população brasileira está desequilibrando o sistema.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Enquanto a população idosa, com 60 anos ou mais, cresce a um ritmo de quase 4% ao ano, a população em idade de trabalhar, de 16 a 59 anos, cresce a um ritmo abaixo de 1% ao ano. Portanto, por essa questão demográfica, é natural esperar que o crescimento dos benefícios seja sempre superior ao dos contribuintes. Isso vem acontecendo e deve continuar nas próximas décadas”, explicou Nagamine para o Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gastos elevados
Economistas consideram que a última reforma da previdência, aprovada pelo Congresso em 2019, foi crucial para evitar um descontrole do sistema. No entanto, ela não foi completa — alguns pontos foram removidos da proposta para garantir sua aprovação — e a diferença entre as contribuições e os pagamentos da previdência continua a ser uma preocupação, exigindo futuras reformas.
O gasto com a previdência é o maior item do orçamento público. Leonardo Rolim, ex-presidente do INSS, afirmou que o sistema precisa de ajustes constantes, pois a longevidade da população está aumentando.
Como olhar o extrato do benefício do INSS?
Para consultar o extrato do benefício do INSS, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”. Faça login com seu CPF e senha, ou cadastre-se, se for a primeira vez.
No menu, selecione “Extrato de Pagamento de Benefício” para visualizar ou imprimir o documento.