Renata Vasconcellos surpreende na Globo com notícia impactante: Ex-presidente é condenado e país é paralisado
Em uma edição do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos trouxe ao ar uma notícia importante envolvendo um ex-presidente da República. Durante o telejornal, ela informou que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela condenação do ex-presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A condenação é relacionada a acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A âncora da Globo seguiu adiante e apresentou uma reportagem detalhando os acontecimentos e as acusações contra o político.
Fernando Collor de Melo foi eleito presidente do Brasil em 1989 e assumiu o cargo no ano seguinte, mas acabou sofrendo um processo de impeachment dois anos depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, ele enfrenta a acusação de ter recebido R$ 20 milhões em propina da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras, quando já era senador pelo estado de Alagoas. Nos últimos anos, Collor se aliou ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas o processo no STF seguiu adiante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na votação no STF, apenas o ministro Kássio Nunes Marques se posicionou contra a condenação de Collor. Agora condenado pela maioria dos ministros formada, o Supremo agora deve deliberar sobre a definição da pena a ser aplicada a Fernando Collor.
Quanto ganha um ex-presidente do Brasil?
No Brasil, atualmente não existe uma legislação específica que defina o salário de um ex-presidente da República. O valor recebido por ex-presidentes é determinado por meio de uma lei de pensões especiais, a Lei 7.474/86.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com essa lei, os ex-presidentes têm direito a uma pensão vitalícia, equivalente ao salário de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, é importante destacar que o valor da pensão pode variar ao longo do tempo, uma vez que está vinculado aos reajustes salariais dos ministros do STF.