Renata Vasconcellos confirmou a situação de aumento avassalador no órgão do Governo Federal na bancada do Jornal Nacional
Âncora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos é indiscutivelmente um dos principais nomes do jornalismo brasileiro. Na bancada do principal telejornal do Brasil, a jornalista traz às principais notícias nacionais e internacionais ao lado de William Bonner.
Aliás, durante uma recente exibição do JN, a apresentadora confirmou a notícia de um aumento colossal no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste ano de 2024. Acontece que, ela expôs um levantamento publicado pelo jornal ‘O Globo’ que traz à tona o fato do número de benefícios pagos pelo órgão ter crescido três vezes mais do que o número de contribuintes nos últimos dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Um estudo sobre as contas da previdência social constatou que em 10 anos o número de benefícios pagos pelo INSS cresceu três vezes mais do que o de contribuintes”, comunicou Renata Vasconcellos, que logo em seguida trouxe maiores detalhes a respeito da situação delicada.
A grande realidade é que o estudo, conduzido pelo economista Rogério Nagamine, especialista em políticas públicas, investigou as contas da Previdência Social de 2012 a 2022 com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE.
Dessa forma, a pesquisa noticiada no JN em abril desse ano expôs que, enquanto o número de contribuintes aumentou somente cerca de 0,7% ao ano, os pagamentos de benefícios, como aposentadorias e auxílios, se expandiram em uma taxa média de 2,2% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nota-se que as contribuições dos trabalhadores não está acompanhando o ritmo acelerado do pagamento de benefícios no INSS. Rogério salientou ainda que, a população ativa, que totaliza 129 milhões de indivíduos, tem enfrentado um crescimento desigual. O fato é que, mais de 70 milhões dessas pessoas não contribuíram para a previdência, agravando ainda mais a situação financeira do sistema.
Na mesma reportagem do Jornal Nacional apresentada por Renata Vasconcellos, o economista disse que o envelhecimento da população nacional está desequilibrando o sistema previdenciário. Os dados apresentados mostraram que a população idosa, com 60 anos ou mais, aumenta quase 4% ao ano, diferentemente daqueles com idade ativa, de 16 a 59 anos, que aumenta a menos de 1% ao ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse desequilíbrio é estrutural e tende a se intensificar nas próximas décadas”, disse Nagamine. Mas, o economista mostrou possíveis soluções para a desigualdade. “Crescimento econômico sustentável, redução da informalidade e políticas que aumentem a participação no mercado de trabalho, especialmente das mulheres”, destacou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO PREOCUPANTE
Em tese, é válido salientar que a desigualdade no sistema previdenciário pode gerar impactos negativos, obrigando o governo ir atrás de financiamento adicional, aumentando possivelmente impostos ou a dívida pública.
A situação pode gerar a redução do valor dos benefícios ou aumentar a idade mínima para a aposentadoria, ou seja, um prejuízo e tanto aos beneficiários do INSS.
Qual o salário de Renata Vasconcellos na Globo?
Renata Vasconcellos, vista como uma das maiores apresentadoras da Globo e até do Brasil, recebe um dos maiores salários para comandar o Jornal Nacional. De acordo com informações do Observatório, do UOL, do ano passado, Renata Vasconcellos recebe cerca de R$ 400 mil mensais.