“Não podem mais”: Renata Vasconcellos paralisa JN com nova lei da ANS aos planos de saúde e adeus da carência
30/01/2025 às 10h00

Renata Vasconcellos dá notícia sobre troca de planos de saúde
Na última edição do Jornal Nacional, que ocorreu na quarta-feira, 29, Renata Vasconcellos paralisou a Globo com uma nova lei da ANS aos planos de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Nacional de Saúde Suplementar estabeleceu novas regras para a troca de planos de saúde pelos usuários.
“Os clientes de planos de saúde que ficarem insatisfeitos com mudanças na rede hospitalar vão poder trocar de operadora com menos burocracia”, iniciou Renata Vasconcellos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de hospitais
A matéria exibida no Jornal Nacional trouxe o depoimento de Regiana da Silva, que teve uma experiência frustrante com seu plano de saúde durante a reta final de sua gravidez.
Isso porque, ao se aproximar do parto, o plano de saúde cancelou a parceria com vários hospitais da rede credenciada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cegueira: Renata Vasconcellos para JN com alerta da Vigilância Sanitária sobre contaminação em nº1 dos 60+
● Decoração retrô, cheia de plantas e rústica: Respire antes de ver a mansão discreta de Renata Vasconcellos
● Xô olheiras e rugas: Receita de Renata Vasconcellos com 2 ingredientes para ter uma pele de porcelana aos 52 anos
“Quando eu engravidei, ainda tinha alguns hospitais na lista do convênio e quando no meio da minha gravidez já para a reta final eu descobri que só tinha um hospital como opção. Foi uma situação muito desagradável”, disse Regiana.

Nova regra da ANS
Com a nova medida, a ANS agora obriga que as operadoras de planos de saúde avisem os usuários com 30 dias de antecedência antes de descredenciar um hospital ou um serviço de urgência e emergência.
Assim, caso o cliente não concorde com a exclusão de um hospital da rede de cobertura, ele poderá solicitar a portabilidade para outro plano.
A novidade é que o cliente não irá precisar cumprir os prazos de permanência exigidos anteriormente, ou seja, não deverá cumprir o tempo de carência.
Além disso, o novo plano não precisará estar na mesma faixa de preço do anterior.

Solicitação de novo plano
Para solicitar a troca, basta acessar o site da ANS (gov.br/ans) e seguir esses passos:
- Primeiramente, consultar o guia de planos;
- Em seguida, escolher uma nova opção;
- Por fim, fazer a solicitação de portabilidade diretamente à operadora.
Fim do tempo de carência
A resolução da ANS também estabelece que, se o hospital excluído for responsável por até 80% das internações de um plano, ele deverá ser substituído por outro hospital que ofereça os mesmos serviços.
Andreia Abib, gerente de Acompanhamento Regulatório das Redes Assistenciais da ANS, destacou que o novo plano precisa garantir a continuidade dos serviços.
“Todos os serviços que foram utilizados no prestador que está saindo deverão estar presentes no prestador que está entrando. Além disso, o prestador substituto deve estar localizado no mesmo município do prestador que está sendo substituído e, além disso, ela deverá observar também a qualificação do prestador, que deverá ser a mesma ou superior”, disse Andreia Abib.
Considerações finais
Em suma, Renata Vasconcellos confirmou a nova medida da ANS, que garante a troca de plano de saúde caso o cliente não concorde com a exclusão de um hospital da rede de cobertura.
Veja mais notícias dadas por Renata Vasconcellos clicando aqui.
Qual é o salário de Renata Vasconcellos?
Renata Vasconcellos iniciou sua carreira na Globo nos anos 1990, como repórter e apresentadora, passando por diversos telejornais e programas, até chegar ao Jornal Nacional.
A apresentadora omanda o Jornal Nacional desde 2014, assumindo um dos postos de maior destaque no jornalismo da rede.
Desse modo, Renata Vasconcellos passou a receber um dos altos salários da Globo. Mas, afinal, qual é o valor?
De acordo com dados divulgados pelo Observatório da TV, do UOL, no ano passado, a apresentadora recebe aproximadamente R$ 400 mil por mês.

Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br