Renata Vasconcellos dá notícia do Banco Central que afeta milhões
A apresentadora Renata Vasconcellos anunciou uma noticia referente ao Banco Central, durante a programação do Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo, nesta última quinta-feira (27/7), que afetará milhões de cidadãos, provando o que o Brasil está sentindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a comunicadora informa que os americanos dos Estados Unidos, estão enfrentando um combate à inflação que está motivando um debate entre os brasileiros, já que os economistas estão divididos entre a defesa da manutenção dos juros mais altos, para perseguir a meta inflacionária, e aqueles que acham que chegou a hora de mudar a política monetária do Banco Central americano.
Portanto, a expectativa do mercado financeiro estava voltada para um desempenho mais fraco da maior economia do mundo. Segundo o JN, no primeiro trimestre, o PIB subiu 2% na taxa anualizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados que Renata trouxe ao público mostraram que no segundo trimestre o crescimento foi de 2,4%, impulsionado pelos gastos americanos, que em 2023 apresentam estar mais fortes, apesar da inflação acumulada em doze meses a 3%.
Contudo, os números podem ser motivados coma. chegada da primavera e do verão no Hemisfério Norte, onde os americanos gastaram com serviços como restaurantes e com ingressos para o show da cantora Taylor Swift, turnê de uma das maiores pop stars do país que impulsionou o turismo regional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento do PIB surpreendeu porque há mais de um ano o Federal Reserve, o Banco Central americano, tenta frear os gastos do consumidor para conter a inflação. A principal medida para isso é o aumento da taxa de juros, que encarece o crédito e desacelera o consumo.
Quando a taxa de inflação voltou a subir?
De acordo com o Jornal Nacional, Foi só em março de 2022 que o Banco Central voltou a elevar a taxa, com a alta inflação como novo inimigo. Daí para frente, foram outros dez aumentos seguidos. Com o de quarta (26), a taxa atingiu 5,5%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE