Renata Vasconcellos parou o Jornal Nacional e confirmou vitória do INSS aos aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o grande responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões no nosso país. E hoje vamos falar sobre uma grande novidade do órgão, isso porque em uma edição do Jornal Nacional, foi parada por Renata Vasconcellos, que confirmou uma grande vitória da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A âncora paralisou a edição do dia 4 de dezembro de 2023, do Jornal Nacional para confirmar uma grande vitória do INSS, e aposentados e pensionistas já podem comemorar. Segundo a jornalista: “O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou hoje (4), a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha de aposentados e pensionistas”.
Dessa forma, a partir disso, o máximo de juros que pode ser cobrado pelos bancos é de 1,8% ao mês, sendo uma grande vitória na época. Entretanto, segundo o portal ‘Agência Brasil’, em fevereiro deste ano o CNPS, reduziu a taxa para 1,72% e o beneficiário que realizar o empréstimo ainda pode mudar de instituição financeira, quando for mais vantajoso. Desde o ano de 2022, a chamada portabilidade mais que dobrou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em março de 2023, o teto dos juros do empréstimo consignado era de 1,97% e veio caindo desde então. Assim, desde o dia 28 de fevereiro deste ano, o conselho da previdência reduziu para 1,72%, medida que passou a vigorar oito dias após a publicação, ou seja, no dia 7 de março. O que deixou a notícia de Renata Vasconcellos, bem melhor, já que de dezembro para fevereiro caiu 0,08%.
Além disso, os clientes são livres para transferir o empréstimo de um banco para o outro que oferece juros mais baixos. De janeiro a outubro de 2023, a média mensal foi de 242 mil transferências financeiras. O número de operações para transferir empréstimos consignados de um banco a outro dobrou no período de um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do levantamento da Dataprev, da previdência social, revela que a procura aumentou devido à concorrência do setor, que permite aos segurados fazer contratos com juros mais baixos. Vale destacar a importância dos beneficiários fazerem os empréstimos pessoalmente, para assim, evitar qualquer tipo de fraude.
Como fazer a portabilidade do empréstimo em outro banco?
Basta ir até o banco onde o segurado tem o empréstimo e comunicar que ele fará a portabilidade. E ele tem que levar os dados dele para esse novo banco. Caso ele consiga reduzir os juros, também é possível diminuir o número de parcelas ou o próprio valor descontado mensalmente do próprio empréstimo mensal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE