Renata Vasconcellos paralisa JN e confirma vitória do INSS a aposentados
A âncora Renata Vasconcellos paralisou a edição desta última segunda-feira (4) do Jornal Nacional para confirmar uma grande vitória do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e aposentados e pensionistas já podem comemorar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a jornalista: “O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou hoje (4), a redução dos juros de empréstimos com desconto em folha de aposentados e pensionistas”.
Desse modo, a partir de agora o máximo é de 1,8% ao mês, e o tomador do empréstimo ainda pode mudar de banco, quando for mais vantajoso. Desde o ano de 2022, a chamada portabilidade mais que dobrou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em março, o teto dos juros do empréstimo consignado era de 1,97% e veio caindo desde então. Nesta última segunda, o conselho da previdência reduziu o teto para 1,8%, medida que passará a vigorar cinco dias após a publicação, ou seja, a partir do dia 9 de dezembro.
Além disso, os clientes são livres para transferir o empréstimo de um banco para o outro que oferece juros mais baixos. De janeiro a outubro de 2023, a média mensal foi de 242 mil transferências financeiras. O número de operações para transferir empréstimos consignados de um banco a outro dobrou no período de um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do levantamento da Dataprev, da previdência social, revela que a procura aumentou devido a concorrência do setor, que permite aos segurados fazer contratos com juros mais baixos.
No entanto, é importante lembrar que o segurado ou pensionista não faça o empréstimo por telefone, não passe seus dados. Por isso, a importância do segurado preferir fazer pessoalmente e verificar se realmente os dados estão corretos para que não haja fraude nessas informações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer a portabilidade do empréstimo em outro banco?
Basta ir até o banco onde o segurado tem o empréstimo e comunicar que ele fará a portabilidade. E ele tem que levar os dados dele para esse novo banco. Caso ele consiga reduzir os juros, também é possível diminuir o número de parcelas ou o próprio valor que é descontado mensalmente do próprio empréstimo mensal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE