REVIRAVOLTA
Fechamento de unidade da Renner, grande rival e virada da Shein: 3 bombas das redes gigantes em 2023
24/12/2023 às 19h08
Redes gigantes de varejo sofrem reviravoltas bombásticas ainda em 2023
Em 2023, o cenário varejista testemunhou reviravoltas significativas, marcadas por verdadeiras ‘bombas’ que atingiram até mesmo as redes gigantes do mercado, como a Renner e a Shein.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sem dúvidas, um dos desfechos que mais surpreendeu os consumidores é em relação ao anúncio de uma consolidada unidade da Renner, uma das mais famosas lojas de departamento feminino, masculino e infantil.
A situação tornou-se ainda mais inesperada quando foi divulgado a data do fechamento da unidade, dia 28 de dezembro, em meio ao mercado fervoroso e lucrativo de fim de ano. A decisão teria sido tomada pela falta de movimento na unidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade fica localizada no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. As informações do portal campograndenews revelaram que os funcionários do local estão sendo remanejados para outras unidades, no Shopping Campo Grande e Norte Sul Plaza.
Rival da Renner encerra operações no país
Além do fechamento na Renner, outro desfecho chocante no cenário varejista no Brasil aconteceu quando a Forever 21 encerrou suas operações no pais, ainda em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, aconteceu o fechando 15 unidades devido a desafios como alto custo de importação e infraestrutura excessiva. Agora, a marca consolidou uma parceria online com a Shein.
Taxação e reviravolta na Shein
Dentre os exemplos citados, não restam dúvidas que o cenário que mais vem gerando burburinho e indignação dos consumidores está relacionado a situação envolvendo a taxação dos produtos da Shein no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, Kwid: 5 carros impecáveis para comprar por até R$50 mil em 2025 e fugir do mecânico
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
A situação está relacionada, principalmente, a taxação de compras internacionais com o preço abaixo de 50 dólares pela Shein, Shoope e Aliexpress. O cenário incerto e a chuva de informações controversas vem sendo alvo de duras críticas.
Infelizmente, se você busca encontrar uma resposta definitiva sobre a taxação envolvendo, a verdade é que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que ainda não existe uma decisão tomada, informou a suno.com.br.
É importante destacar que, em agosto de 2023, o governo federal eliminou o imposto sobre compras em empresas internacionais, desde que realizadas por pessoas físicas e com valores de até US$ 50.
Qual a diferença entre lojista e varejista?
De forma resumida, o termo “lojista” refere-se ao indivíduo ou empresa que possui e opera uma loja, independentemente do setor, enquanto “varejista” é um termo mais amplo que engloba qualquer entidade envolvida na venda de produtos diretamente aos consumidores finais.
Esses produtos podem incluir lojas físicas, online, ou ambos. Assim, todo lojista é um varejista, mas nem todo varejista é, necessariamente, um lojista.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]